Jovens da Geração Z não gostam de ligações telefônicas, diz pesquisa
Dados de uma pesquisa revelaram que apenas 1 em cada 10 jovens da Geração Z prefere falar com amigos e familiares por meio de ligações telefônicas.
Os jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, chamados de ‘Gen Z’, têm mostrado uma preferência cada vez maior por terminar relacionamentos por meio de mensagens de texto, em vez de enfrentarem o desconforto de uma conversa ao vivo ou uma chamada telefônica.
Pesquisa aponta a aversão da Geração Z por ligações
Uma pesquisa realizada em conjunto pelo CommBank e pela provedora de telecomunicações More mostrou que 90% dos jovens da Geração Z têm ansiedade ao conversar por telefone.
Para eles, uma ligação desconfortável está entre as coisas que mais desejam evitar na vida. Como resultado, isso criou uma mudança interessante em seus relacionamentos.
Enquanto os Millennials temiam receber uma ligação de término, os jovens da Geração Z estão dando fim aos seus relacionamentos por mensagem de texto.
Na verdade, 1 em cada 5 jovens ouvidos já terminou um relacionamento dessa forma. Para eles, digitar uma mensagem de despedida é uma forma educada de finalizar o ciclo.
Esse comportamento pode parecer frio para as gerações mais antigas, porém deve-se considerar que os mais jovens estabelecem conexões de maneiras diferentes.
Embora apenas 1 em cada 10 da Geração Z prefira se comunicar por telefone, 80% deles ainda dão importância em manter-se conectados, sendo essa uma de suas principais prioridades.
Por que Gen Z’s preferem mensagens de texto à ligações?
O medo do confronto e a aversão aos conflitos são apontados como as principais razões por trás dessa escolha na hora de terminar um relacionamento.
Enviar uma mensagem permite evitar a montanha-russa emocional de uma ligação telefônica e torna a situação menos desconfortável para si mesmo.
No entanto, possíveis problemas, como erros de digitação, mal-entendidos e inabilidade de se comunicar, podem complicar a situação.
Dessa forma, é importante revisar as mensagens antes de enviá-las, para garantir que a mensagem transmitida é, de fato, aquela que o autor pretendia.
Enquanto membros mais experientes da sociedade podem considerar insensível terminar um relacionamento por mensagem de texto, para os jovens da Geração Z, é uma forma normal de fazer as coisas nos dias de hoje e com os meios de comunicação disponíveis.
A verdade é que a forma de se relacionar evoluiu juntamente com o avanço da tecnologia e cada geração se adapta de acordo com as ferramentas que possui.
É preciso compreender as diferentes formas de se relacionar, mantendo o respeito entre todas as partes, independentemente da maneira escolhida para se comunicar.
Comentários estão fechados.