Lágrima-de-cristo: conheça a belíssima planta por trás desse nome
Saiba mais sobre a planta lágrima-de-cristo, conhecendo seus benefícios, facilidade de cultivo e cuidados necessários.
Dentre diversos tipos de plantas existentes, há uma que chamamos de lágrima-de-cristo. Trata-se de uma trepadeira volúvel e com um florescimento abundante.
Ela, por sua vez, é considerada pertencente a família rústica de vegetais, por isso, é necessário que muitos cuidados para a sua manutenção sejam realizados. Abaixo, confira as principais dicas sobre essa planta especial!
A lágrima-de-cristo e suas curiosidades
Antes de tudo, há pessoas que sempre questionam sobre o significado do nome. Porém, pesquisas dizem que não existe um em específico.
A única explicação veio por meio de uma engenheira agrônoma na qual expôs que o nome é devido às flores vermelhas que se alongam para fora de brácteas brancas.
A planta lágrima-de-cristo faz parte da família Clerodendrum, que mundialmente falando possui até 150 variedades. Sobre esta espécie em si, existem dois tipos, aquelas com variações de brácteas brancas e as vermelhas.
Quais cuidados devem ser considerados no momento das manutenções?
Devido à sua natureza rústica, a lágrima-de-cristo precisa de pouquíssimos cuidados. Ela necessita ter contato com o sol durante 4 horas todos os dias e a rega deve ser feita de maneira abundante diariamente.
Uma vez ao mês, é interessante realizar a adubagem da planta com compostos orgânicos e fertilizantes comerciais, como, por exemplo, o NPK. Sua poda é realizada trimestralmente para estimular a renovação e controle contra pragas.
Sobre as pragas que podem acometer a lágrima-de-cristo
As pragas mais comuns de se verem nestas plantas são as cochonilhas, pulgões e mosca-branca. O mais aconselhável para haver o controle delas, é monitorar as plantas pelo menos uma vez por semana.
Como métodos preventivos, é necessário adubar e fornecer água no tempo e quantidade certa para a planta. Isso porque uma vez que ela esteja equilibrada, será menos propicia a ser atacada pelas pragas.
As principais utilidades desta planta
Segundo a Embrapa, esse tipo de planta é muito utilizada para projetos paisagísticos, por isso, uma de suas principais funções é ornamental.
Embora não haja estudos que comprovem sobre possíveis intoxicações através do consumo, especialistas não indicam a ingestão da planta.
Comentários estão fechados.