Lavar ou não lavar a carne crua? Especialista responde e ensinam o procedimento ideal
Lavar a carne crua é um hábito muito praticado por muitos cozinheiros profissionais, amadores e caseiros. Mas, será que é correto? Descubra aqui.
Uma das grandes dúvidas de quem compra carne é: devemos lavar a carne crua ou não? Esse debate é permeado por pessoas que concordam e outras que aconselham que o melhor é não lavar a carne.
De todo modo, alguns cientistas analisaram essa prática para determinar qual é a resposta correta para essa dúvida, muito comum entre aqueles que consomem proteína animal.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) se prontificou a analisar quais são os melhores procedimentos de segurança antes de preparar a carne e outros alimentos.
Segundo os especialistas da instituição, nem toda medida de segurança alimentar envolve a lavagem. Outras atitudes das pessoas também podem contaminar o alimento.
Por exemplo, durante a lavagem, as bactérias dos alimentos podem contaminar as superfícies ao redor. Outra situação de contaminação pode ocorrer se as mãos não forem higienizadas com frequência, principalmente após manusear alimentos que ainda serão preparados.
Qual é o certo: lavar ou não lavar a carne crua?
Segundo as medidas de segurança alimentar, o correto é não lavar a carne crua. Quando a carne crua é lavada, pode ocorrer a chamada contaminação cruzada.
Nesse cenário, o contato com a água pode fazer com que microrganismos respinguem ao redor, aumentando o risco de intoxicação alimentar.
A contaminação cruzada durante a lavagem da carne crua ocorre quando há transferência de bactérias prejudiciais, como a Salmonella, para outros alimentos, utensílios de cozinha e para a bancada da pia.
Embora o hábito de lavar a carne vermelha e as aves seja um costume antigo, os especialistas do USDA acreditam que o procedimento não é mais necessário nos dias atuais, pois os alimentos são limpos durante o processamento nas indústrias de alimentos.
Na verdade, o que elimina germes e bactérias das carnes é o cozimento na temperatura certa, e não a lavagem pré-cozimento.
Dicas para lavar a carne crua
Contudo, se você ainda prefere manter o hábito de lavar a carne, é indicado adotar algumas medidas para se precaver de futuros problemas de contaminação.
Primeiramente, retire todos os alimentos e recipientes da área que será usada para lavar a carne. Em seguida, lave a carne com água corrente e evite jatos de água que causem respingos.
Depois, limpe a pia, a bancada e os utensílios utilizados com água quente e sabão. As tábuas e os recipientes também devem ser desinfetados.
Por último, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos orienta que, mesmo depois da limpeza, é necessário higienizar e desinfetar tudo para eliminar germes e bactérias dos alimentos.
Portanto, escolha um sanitizante ou desinfetante adequado e certifique-se de que qualquer produto comercial que você escolher seja seguro para as superfícies que entram em contato com alimentos em sua cozinha antes de utilizá-los.
Após todo esse procedimento, sua cozinha estará higienizada e pronta para continuar o preparo da carne!
Comentários estão fechados.