LEEI qualificará 295 mil professores

Programa Formação Leitura e Escrita resulta de parceria de 34 universidades e redes de ensino

Qualificar o trabalho pedagógico de 295 mil professores da educação infantil do país, a ser oferecido às redes de ensino interessadas, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Esse é o principal objetivo do Programa Formação Leitura e Escrita (LEEI), que resulta de parceria entre 34 universidades, redes municipais e estaduais de ensino, apresentado a 630 representantes de secretarias estaduais e municipais de educação, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro últimos.

Em razão das peculiaridades do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas, o MEC atuará em conjunto com as universidades para atendimento da educação infantil, que será reforçado pela participação de pesquisadores especializados nesse segmento, em especial, no que toca à formação de professores que atuam na primeira infância.

MEC sintonizado – No entendimento da secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, a iniciativa é importante no contexto do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, ao comentar que “o MEC está sintonizado com a formação de professores da educação infantil, para que estes tenham condições de desenvolver um trabalho de qualidade ligado às linguagens oral e escrita nas creches e pré-escolas”.

Desse modo, o reforço na formação dos profissionais de ensino se baseia em ‘Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil’, que lida com as especificidades da docência nessa etapa da educação básica, com o objetivo de garantir que as crianças assimilem as diversas linguagens, o que lhes facilitaria um conhecimento mais amplo do mundo em que vivem.

Durante a apresentação do programa – que integra a Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (DPDI) e a Diretoria de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC – estavam presentes, desde secretários de educação, articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), a coordenadores de formação continuada e da educação infantil de redes de ensino nacionais.

Segundo o diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB, Lourival José Martins Filho, “nesse processo, é preciso valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis, dimensões presentes na proposta, na resolução e na proposta formativa”.

No encontro, também ficou definido que caberá aos articuladores estaduais postar, até 20 de novembro próximo, no Avamec interativo, a relação dos estados e municípios que desejam participar da LEEI.

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