Levantamento aponta as cidades mais caras do mundo atualmente; veja
O ranking levou em consideração diversos fatores, que vão desde a crise econômica atual até a valorização de moedas locais.
O mundo já enfrentou diversas crises e altos e baixos violentos. Porém, nos últimos anos a economia mundial parece estar mais instável que o normal, sobretudo após a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.
Como consequência disso, o custo de vida está aumentando vertiginosamente em todo o globo, sobretudo na percepção de países menos desenvolvidos.
Isso ocorre principalmente porque em meio a crises algumas moedas tendem a valorizar mais que outras, desequilibrando a balança econômica.
E, a propósito, você já se perguntou quais são as cidades mais caras do mundo? A seguir você vai descobrir. Continue lendo!
As cidades mais caras da atualidade
(Imagem: divulgação)
De acordo com uma pesquisa global feita recentemente pelo Economist Intelligence Unit (EIU), a média de inflação em todo o mundo está girando em torno de 7,4% ao ano. Em 2022, esse percentual estava em 8,1%.
Para chegar a esses números, os pesquisadores observaram as variações de preço de 200 produtos diferentes. Contudo, foi descoberto que a queda na inflação não se traduziu como o esperado no bolso dos consumidores.
O mesmo levantamento apontou as cidades de Singapura, que é uma espécie de cidade-estado asiática, e Zurique, capital da Suíça, como as mais caras para se viver no mundo hoje em dia.
Singapura, que também é um importante centro comercial e educacional, justifica seus altos custos com qualidade de vida. A cidade é extremamente tecnológica e segura.
Já Zurique, um verdadeiro porto seguro para ricos e poderosos de todo o mundo, recebe a influência do sempre valorizado franco suíço, e também do euro, que está mais valorizado por causa dos aumentos de juros perpetrados pelo Banco Central Europeu recentemente.
Inclusive, essa valorização do euro também afeta cidades como Copenhague, na Dinamarca, Dublin, na Irlanda, e Viena, na Áustria, que tiveram seu custo de vida encarecido por causa da valorização do euro em relação ao dólar.
Outras cidades onde o custo de vida é alto
No ranking global obtido pelo EIU, também constam cidades como Nova Iorque, nos EUA, que foi a cidade mais cara do mundo em 2022, e até as improváveis Santiago de Querétaro, no México, e San José, capital da Costa Rica.
Vale destacar que a lista do EIU possui dezenas de cidades em todo o mundo e é atualizado constantemente.
Por outro lado, várias cidades famosas e importantes tiveram suas economias abaladas de alguma forma e perderam posições no ranking entre 2022 e 2023. É o caso de Pequim, na China, e Moscou e São Petersburgo, na Rússia.
Como forma de alertar os leitores, o Economist Intelligence Unit deixa claro que fatores como as sanções econômicas impostas pelo ocidente à Rússia, a guerra entre Israel e Hamas, e o El Niño, podem contribuir para a instabilidade econômica em vários países e nas suas cidades, respectivamente.
Comentários estão fechados.