Litosfera

A camada sólida mais externa do planeta geram os terremotos, atividade vulcânica e movimento das placas tectônicas.

O que é Litosfera? A litosfera (do grego, lito = pedra; sfera = esfera) é a camada sólida externa da Terra, que a cobre por completo. Ela é fragmentada em grandes placas tectônicas, sobre as quais se localizam os continentes e oceanos.

A litosfera é um dos três principais suportes para a vida, os outros sendo a hidrosfera e atmosfera. Ela é dinâmica e está em transformação constante pela erosão em sua superfície, interação com a astenosfera e com ela mesma (divergência e choque de placas).

A litosfera é formada pelas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Ela é maior nas regiões continentais, onde pode chegar a 100 km de espessura, mas é também menos densa, sendo constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (Sial).

Já nas áreas oceânicas é mais tênue, com 5km de profundidade, mas mais espessa pois predominam as rochas basálticas compostas por minerais ricos em silício, manganês e magnésio (Sima).

Abaixo dessa camada, as rochas entram em estado pastoso pelas altas temperaturas (1200 ºC na zona em contato com a litosfera). Essa camada de rochas liquefeitas chama-se astenosfera.

Nela, rochas mais quentes podem subir em direção à superfície por convecção térmica (o mesmo princípio que faz balões de ar quente flutuarem). É esse movimento na astenosfera que move, como esteiras, as placas tectônicas acima.

PUBLICIDADE

Em pontos onde correntes do manto fazem placas tectônicas se chocar, emergem cordilheiras de montanhas, terremotos, atividade vulcânica, e uma das placas é subduzida, afundando sob a outra e transformando-se em parte da astenosfera. Em pontos onde divergem, a astenosfera pode emergir nas cordilheiras submarinas, esfriar e tornar-se parte da litosfera.

Em pontos onde a astenosfera faz as placas acima correr em paralelo, “roçando” uma na outra ou correndo juntas, há preservação.

A astenosfera termina a 700 km abaixo da superfície. Nessa profundidade, os cientistas têm de estudá-la por meio da propagação de ondas sísmicas no interior do planeta. Por sua característica elástica, viscosa, as ondas percorrem-nas mais lentamente do que na crosta.

Litosfera ou crosta? Astenosfera ou manto?

Tanto litosfera quanto crosta se referem à camada sólida externa da terra. Essa é uma fonte de confusão comum. As palavras crosta e manto fazem parte do entendimento que divide a terra em crosta, manto e núcleo.

Já o termos litosfera e astenosfera fazem parte de uma conceituação que divide a terra em litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera. Na prática, geólogos frequentemente misturam esses termos.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.