Astenosfera

A astenosfera e a litosfera compõem as camadas concêntricas mais externas da Terra.

0

O que é Astenosfera? A astenosfera é a camada da Terra que fica abaixo da litosfera. É uma camada de rocha sólida que tem tanta pressão e calor que as rochas podem fluir como um líquido.

Camadas da terra
Camadas da terra

As rochas da astenosfera são menos densas que as rochas da litosfera. Isso permite que as placas tectônicas na litosfera se movam na superfície da Terra “flutuando” sobre as rochas que estão fluindo lentamente como um líquido.

Os cientistas usam a velocidade e a direção dos terremotos para estudar partes da Terra, especialmente a astenosfera. As ondas do terremoto que viajam pela Terra mudam de velocidade e direção quando há uma mudança na densidade das rochas dentro da Terra.

Não só as rochas dessa camada fluem como um líquido, elas também se quebram, ou seja, o terremoto é causado por rochas quebrando nesta camada da Terra.

Manto superior

As rochas no manto superior podem fazer parte da litosfera ou da astenosfera. As rochas da litosfera são sólidas e rígidas. Rochas abaixo da astenosfera fluem e se separam. Eles também sobem pela litosfera em áreas onde as placas tectônicas estão se separando.

Câmaras de magma

A diminuição da pressão permite que as rochas nesta parte da Terra se derretam e se acumulem nas câmaras de magma, onde elas entram em erupção como basalto e lava de travesseiros no fundo do oceano.

Limites

A fronteira com a litosfera está entre 80 e 200 quilômetros de profundidade. Os cientistas não sabem ao certo a profundidade do limite inferior, mas tem aproximadamente 700 quilômetros de profundidade.

As ondas de terremotos nesta parte da Terra viajam muito mais lentamente do que na litosfera devido à densidade das rochas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.