Livro alugado é devolvido na biblioteca após 84 anos no Reino Unido
Você se considera uma pessoa muito esquecida? Certamente não tanto quanto a mãe deste homem!
Você se considera uma pessoa muito esquecida? Sabemos que por conta de nossas rotinas corridas e, muitas vezes, estressantes, acabamos por deixar algumas pendências no meio do caminho. Talvez alguns jogos da memória consigam te ajudar com esta questão. Para fazer você se sentir melhor quanto ao problema do esquecimento, acompanhe agora esta notícia.
Depois de aproximadamente 84 anos, várias gerações, uma guerra mundial e uma pandemia viral, um livro alugado está de volta a uma livraria, onde era o seu lugar de origem. Este fato ocorreu no Reino Unido recentemente.
Durante uma faxina rotineira na casa de sua mãe no ano passado, Paddy Riordan acabou encontrando o livro “Red Deer”, de Richard Jefferies, que havia sido alugado. Na opinião de Paddy, o livro era muito bom para ser jogado fora, por isso, ele decidiu ir até a livraria devolver o item achado. Ele só não contava que esta decisão iria lhe trazer consequências, após 30.695 dias de atraso para a devolução.
Leia mais: Como solicitar 2ª via de fatura do cartão Livraria Cultura
Entenda como ocorreu esta inusitada situação
Paddy Riordan, após ter encontrado esse exemplar, decidiu viajar até a cidade de Coventry, na Inglaterra, para finalmente devolver o livro que havia sido alugado na Biblioteca Comunitária Earlsdon Carnegie.
Por ter sido funcionário de um conhecido banco de Londres por anos, Paddy é um sábio quando se trata de números. Não satisfeito em apenas devolver o objeto que estava escancaradamente atrasado, ele também quis fazer uma planilha de Excel, a fim de calcular o quanto ele devia pela taxa de atraso.
Para a sorte deste homem, o valor da multa por atraso era de apenas um centavo por dia, valor cobrado na época em que o livro foi alugado. Assim, o valor total da multa foi de £ 18,27, o que convertendo para real daria aproximadamente R$ 103.
“Vi uma ou duas pessoas que descobriram que, com a taxa atual de multas, se eu estivesse pagando na taxa atual, deveria ser mais de £ 7.000 que eu estaria pagando“, brincou Riordan. “Então talvez eu precise ter cuidado para não visitar Coventry por alguns anos”, completou.
Repercussão do episódio no Reino Unido
Paddy Riordan contou que não esperava que sua história fosse repercutir por todo o Reino Unido. Para ele, quando voltasse para casa, apenas contaria a história para alguns amigos que ririam da situação e esse seria o fim do episódio. Porém, a história de Paddy chamou a atenção de vários veículos de imprensa, entre eles a conhecida BBC de Londres.
Não foi Paddy quem alugou o livro
Ele acredita que o livro atrasado tenha sido alugado por sua mãe, Anne, quando ela tinha apenas seis anos de idade, em 1938. A única dúvida que paira sob a cabeça de Paddy é por que seu avô nunca foi devolver o livro à biblioteca.
“Não sei porque meu avô não devolveu o livro, mas em 1940, durante uma noite da Blitz, a família perdeu a casa”, relatou ele durante uma entrevista. “Mas, de alguma forma, nos escombros claramente encontraram o livro, que permaneceu como pertence da família desde então”, finalizou.
Além disso, o homem afirma que não sabe muito sobre a história do livro em si.
“Eles me perguntaram quando devolvi o livro se eu tinha lido e eu tive que confessar que não“, disse, rindo. “E de repente pensei que talvez devesse perguntar a eles se poderiam renovar o empréstimo para que eu pudesse realmente ler o livro”, continua Paddy. “Eu não acho que eles necessariamente olhariam para mim com outra coisa que não fosse um espanto vazio“, completou o homem.
Publicação da coordenadora da Biblioteca
Após ter feito uma publicação em seu Facebook sobre o caso, Lucy Winter, coordenadora de engajamento da comunidade da biblioteca, alegou ter ficado surpresa com a viralização do post. “Aqui está algo que você não vê todos os dias… uma cópia de Red Deer por Richard Jefferies foi devolvida para nós – apenas 84 anos e duas semanas de atraso!”, escreveu Winter em sua rede social.
“Paddy Riordan nos devolveu o livro da coleção de seu avô e gentilmente doou a multa calculada à taxa de 1 centavo por semana, totalizando £ 18,27 em dinheiro de hoje”, continuou ela. “Você pode ver a fotografia do avô de Paddy, Capitão William Harrison nas imagens abaixo. Que maravilha que o livro finalmente chegou em casa!“, finalizou a coordenadora no post.
Ela ainda revelou que, além de esta ser a devolução com maior tempo de atraso na história da biblioteca, este também o livro é o mais antigo do acervo deles.
“Ele sobreviveu a uma guerra mundial e Coventry foi absolutamente, você sabe, foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial”, relembrou Winter durante uma entrevista. “Então é, é uma sorte ter sobrevivido”, destaca a coordenadora. “E sim, como você disse, está em uma prateleira há 84 anos, não passou pelas mãos de centenas de pessoas, então está em condições notavelmente boas“, finalizou Lucy Winter.
Comentários estão fechados.