Magnésio pode ser eficiente no combate da pressão alta

Estudos apontam que a substância pode estar associada à flexibilidade das artérias e também à contração do músculo cardíaco.

Recentemente, os Estados Unidos resolveram permitir o uso do suplemento de magnésio para tratar pacientes com hipertensão. De acordo com a autoridade sanitária do país, os indícios científicos apresentados até agora mostram capacidade suficiente do mineral no controle da pressão alta. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Dieta para gastrite: o que comer e o que evitar

Do que se trata a pressão alta?

Tal condição, que também é conhecida como hipertensão, é uma doença que afeta o coração, os vasos sanguíneos, os olhos, o cérebro e pode atacar também os rins. Ela surge quando a pressão arterial frequentemente oscila acima de 140 por 90 mmHg.

Além da questão genética, outros fatores como consumo desenfreado de álcool, tabagismo, ingestão de altas quantidades de sal, estresse, colesterol alto, sedentarismo, idade avançada, obesidade e diabetes podem também ter influência nos níveis de pressão arterial.

O magnésio realmente é eficaz contra a condição?

Embora ainda não exista um consenso em relação aos benefícios do magnésio, o consumo de pequenas quantidades do nutriente consegue evitar a dilatação das veias e artérias e aumentar a contração muscular, inclusive do coração.

No entanto, em excesso, o mineral pode sobrecarregar os rins. Portanto, a ingestão de suplementos de magnésio deve ser recomendada por um médico.

A recomendação diária da substância

Especialistas recomendam a ingestão de até 400 mg de magnésio para indivíduos do sexo masculino e 300 mg para indivíduos do sexo feminino. Ademais, os estudos científicos realizados até o momento não tiveram resultados conclusivos para definir se o consumo do mineral somente na alimentação traz benefícios à pessoa hipertensa. Em algumas pesquisas, existe uma melhora, porém, em outros casos, não.

Ainda assim, conforme artigo da Universidade de Harvard, não há efeitos adversos documentados a respeito dos efeitos do magnésio consumido pela alimentação, ou seja, é seguro incluir alimentos ricos da substância no plano alimentar.

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a principal recomendação para evitar o desenvolvimento da hipertensão é ter uma dieta balanceada e, além disso, tal instrução é também utilizada no tratamento da condição. Ademais, na lista disponibilizada pela entidade dos nutrientes mais importantes para a saúde, está o magnésio.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.