Marketing desastroso: 3 exemplos de campanhas ruins
As propagandas não foram bem recebidas pelo público.
Ao longo da história, o marketing tem sido uma ferramenta essencial para as empresas promoverem seus produtos e serviços. No entanto, nem todas as campanhas publicitárias são bem-sucedidas, e algumas acabam sendo consideradas terríveis.
No Brasil, também tivemos casos de propagandas que não foram bem-recebidas pelo público. Abaixo, listamos três delas:
1. Itaipava – “Verão”:
Em 2014, a cervejaria Itaipava lançou uma campanha publicitária protagonizada pela modelo Aline Riscado, a “Verão”. A personagem, uma mulher sensual e subserviente, era apresentada como o “sonho” de muitos homens. A campanha foi criticada por reforçar estereótipos de gênero e objetificar a mulher. Diante das críticas, a Itaipava reformulou a personagem e passou a explorar outros aspectos de sua personalidade, como sua inteligência e independência.
2. Habib’s – “Esfihaço”:
Em 2016, a rede de fast-food Habib’s lançou uma campanha chamada “Esfihaço”, na qual satirizava os protestos políticos no Brasil. No comercial, um grupo de pessoas protestava contra a “falta de esfihas” e exigia “mais esfihas por menos dinheiro”. A campanha foi considerada de mau gosto e insensível, uma vez que fazia pouco caso de manifestações populares legítimas e importantes. Diante da repercussão negativa, o Habib’s retirou a propaganda do ar.
3. Ford – “Ka”:
Em 2008, a Ford lançou uma campanha publicitária para promover o lançamento do novo Ford Ka no Brasil. No comercial, um gato entrava pelo escapamento do carro e, após o motor ser ligado, era arremessado para fora, aparentemente morto. A campanha foi duramente criticada por fazer humor com violência contra animais e por ser insensível ao sofrimento dos bichos. A Ford retirou a propaganda do ar e se desculpou publicamente pelo ocorrido.
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