Marte está deixando de ser vermelho? Entenda as imagens ultravioleta do planeta
Recentemente a NASA revelou imagens de Marte, mas o planeta não apresentou seus tons avermelhados. O que houve?
O ultravioleta (UV) é uma forma de radiação eletromagnética que está além do espectro da luz visível, ou seja, possui comprimentos de onda mais curtos que a luz violeta, daí o nome “ultravioleta“.
Uma das formas que ela é usada é na captura de imagens. Nesse sentido, as imagens ultravioletas são capturadas empregando luz ultravioleta.
Para fazer imagens UV, é necessário usar câmeras ou equipamentos especializados sensíveis a essa faixa do espectro. Para isso, a NASA tem uma missão intitulada Atmosfera e Evolução Volátil de Marte (Maven).
Outra informação que você deve atentar é aos detalhes sobre o nosso planeta vizinho. Ele tem sido um objeto de intensa exploração espacial. Assim, missões robóticas investigam a superfície e a geologia dele.
Mas, afinal, como Maven, a tecnologia ultravioleta, e o planeta vermelho estão relacionados?
Maven, Marte e a captura das imagens ultravioletas
(Imagem: Reprodução/NASA/LASP/Boulder)
Acontece que Maven proporcionou uma visão incomum de Marte que a maioria do público raramente viu.
Na verdade, apesar de ser chamado de planeta vermelho, nosso vizinho marciano não pareceu com sua típica coloração nas imagens.
Isso aconteceu porque as impressionantes fotografias de Marte foram feitas pela sonda espacial em uma parte diferente do espectro de luz, chamado de ultravioleta, e foram tiradas de pontos diversos ao redor do planeta.
As imagens foram obtidas em 2022 e 2023, quando Marte estava em pontos opostos de sua órbita elíptica. A primeira imagem foi registrada em julho de 2022, durante o período de verão no hemisfério sul de Marte.
Isso ocorre quando o planeta está mais próximo do Sol em sua órbita. O verão em Marte é determinado pela inclinação de seu eixo de rotação, de maneira semelhante às estações do ano que experimentamos na Terra.
Comentários estão fechados.