Mascar chiclete melhora desempenho em provas? Cientistas explicam

Hábito já foi analisado por diversas pesquisas, que descobriram detalhes surpreendentes sobre esse costume.

Mascar chicletes é um hábito, principalmente entre os mais jovens, que visa relaxar e até exercitar o maxilar. E essa ação também pode ajudar a melhorar o desempenho escolar, especialmente em dias de prova, algo que parece surpreendente.

Ao menos, é o que mostra um levantamento divulgado pela Universidade de Cardiff, em País de Gales, e divulgado pelo British Journal of Psychology, o Jornal Britânico de Psicologia. O chiclete se mostra como aliado para os estudantes na hora da avaliação.

É bom mastigar chiclete durante a prova?

Mascar chicletes é aliado na hora de fazer uma prova, aponta estudo

Mascar chiclete ajuda a eliminar a ansiedade nas provas – Imagem: Pixabay

Os especialistas da Universidade de Cardiff fizeram um experimento com chiclete que envolveu 38 pessoas. Na oportunidade, os cientistas dividiram os voluntários em dois grupos de 19 indivíduos e eles precisavam memorizar alguns números aleatórios.

No caso, os ‘mascadores de chiclete’ apresentaram maior capacidade de memorização, além de respostas consideradas rápidas em relação aos que não mascavam nada.

Outro estudo sobre o assunto aconteceu na França, onde os especialistas observaram que mascar o chiclete durante uma prova reduz a ansiedade e, ainda, ajuda a estimular o cérebro.

Na prática, a pesquisa constatou um efeito parecido com a atividade física, estimulando a circulação de sangue e favorecendo a melhora da memória.

O chiclete, quando mascado, permite que o estudante tenha um pensamento mais rápido na hora de responder a uma questão e acelera a compreensão e leitura. Consequentemente, há maior probabilidade de conseguir um resultado favorável na prova.

Outros hábitos importantes antes de uma prova

Entretanto, mascar chicletes durante uma prova é apenas um dos métodos a mais para os estudantes. Afinal, pouco adianta isso, se a pessoa não tiver se preparado para a avaliação.

Em casos de provas mais demoradas, como vestibulares ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma noite de sono adequada na véspera é indispensável para se sair bem na avaliação, além de manter a atenção na hora de ler o enunciado.

É essencial ainda que o estudante faça simulados e mantenha uma rotina diária de estudos semanas ou meses antes. Assim, o hábito de mascar chicletes será apenas um ‘plus’ para conseguir um resultado positivo na prova.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.