Mês de agosto será mais frio que julho, alertam meteorologistas

Uma massa de ar frio está se aproximando do Brasil, e esse mês promete ser o mais gelado do inverno.

O inverno ainda não acabou e, se você acha que já tivemos muitos dias gelados em 2022, saiba que agosto será mais frio que julho, sobretudo na região mais central do país. De acordo com meteorologistas, há uma massa de ar frio se aproximando do Brasil, enquanto alguns estados brasileiros estão sofrendo com a baixa umidade do ar.

Leia mais: 5 perguntas para identificar se seu gato é um psicopata

Dias mais gelados em agosto

Está previsto o avanço de mais uma frente fria neste mês de agosto, e ela deve afetar principalmente o Centro-Sul do país. Estados como Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso poderão ser os mais abalados. Desse modo, a chuva que vem aí pode interferir um pouco nas atividades de campo, mas deve aliviar a secura dos últimos tempos.

Segundo Willians Bini, diretor de agronegócio da Climatempo, no final de julho o frio já começou a avançar para a região central do Brasil. Bini ainda apresentou uma cidade do Sul como exemplo para falar das temperaturas mais baixas: em Santa Maria (RS), a mínima esperada para o dia 9 de agosto é -1° C.

Em Londrina (PR), o efeito será semelhante, porém sem temperaturas negativas. Apesar do frio ser mais intenso que em julho, na cidade paranaense, a mínima esperada para o período está prevista para 5° C, no dia 11 de agosto.

Região Sudeste

Haverá uma outra frente fria durante a segunda semana de agosto, e esta deve afetar principalmente a região Sudeste. Assim, São Paulo e Rio de Janeiro devem registrar queda nas temperaturas, e o litoral desses estados pode ter chuva com intensidade fraca a moderada, com chuva forte em alguns pontos.

Setembro terá menores chances de frio intenso

Enquanto agosto deve se destacar pelo frio, algo que já acontece há muitos anos, o mês de setembro, que marca o início da primavera, terá poucas chances de apresentar frio intenso. Contudo, algumas massas de ar com origem polar podem favorecer a formação de geadas em áreas isoladas na região Sul do país.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.