Matemática no Brasil: mais de 70% das crianças não aprenderam o básico
Descubra a realidade preocupante da educação matemática no Brasil, onde mais de 70% das crianças enfrentam dificuldades para dominar conceitos básicos.
No contexto educacional brasileiro, a matemática permanece como uma das disciplinas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças.
No entanto, pesquisas recentes têm revelado uma realidade preocupante: mais da metade dos estudantes brasileiros não dominam sequer as habilidades básicas dessa disciplina.
Esse cenário desafiador não apenas evidencia lacunas no sistema educacional, mas também levanta questões sobre estratégias de ensino, o acesso a recursos adequados e a qualidade da formação dos professores.
Mais de 70% das crianças e adolescentes não sabem o básico da matemática
Pisa revela dados preocupantes sobre o aprendizado em matemática no Brasil – Imagem: Freepik/Reprodução
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O Pisa foi lançado em 2000 e é realizado a cada três anos, oferecendo uma visão abrangente das habilidades e conhecimentos dos alunos em áreas-chave como leitura, matemática e ciências.
Ele visa avaliar o desempenho acadêmico de estudantes de 15 anos em diferentes países pelo mundo.
Dessa maneira, procura identificar fatores que influenciem o desempenho dos alunos, como o ambiente escolar, as práticas de ensino e o contexto socioeconômico.
No Brasil, por exemplo, os resultados do Pisa têm sido uma importante ferramenta para entender os desafios enfrentados pela educação e implementar medidas que melhorem a performance dos alunos.
A última análise dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revela uma realidade preocupante para o cenário educacional brasileiro.
Somente 27% dos alunos do país chegaram ao nível 2 de proficiência em Matemática, o que é considerado o mínimo necessário para o aprendizado nessa disciplina.
Isso indica que mais de 70% dos adolescentes e crianças brasileiras não possuem domínio básico dessa essencial parte da grade curricular.
Comparativamente, a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 69%, colocando o Brasil por volta de 3 anos atrás em comparação à média desses países em termos de habilidades matemáticas.
Além disso, quando se observam os alcances mais elevados de proficiência, os resultados tornam-se ainda mais preocupantes: somente 1% dos alunos brasileiros chegou aos níveis 5 ou 6, que representam a habilidade de resolver problemas complexos e avaliar estratégias, em contraste com a média de 9% da OCDE.
Esses dados refletem não apenas deficiências no sistema educacional, mas também levantam questões profundas sobre o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
O gerente pedagógico da Aprende Brasil Educação, Carlos Henrique Wiens, expressa preocupação com tais índices.
Ele aponta que o país pode enfrentar dificuldades significativas em seu desenvolvimento a curto prazo, se não forem tomadas medidas urgentes para melhorar o ensino da matemática.
Além disso, os dados do Pisa mostram que o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática fica aquém até de alunos de países com perfis socioeconômicos semelhantes, como Vietnã e Turquia.
Isso indica que o problema não está limitado apenas às escolas públicas, mas também afeta as instituições particulares, evidenciando a necessidade de uma abordagem abrangente e sistêmica para melhorar o ensino da matemática em todas as esferas da educação brasileira.
Com informações do site Terra.
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