MEC abre 8.330 vagas em cursos a distância de ensino profissional e técnico

São 66 cursos a distância gratuitos disponíveis em três instituições de ensino e que podem ser feitos por pessoas de todo o país.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 8.330 vagas em cursos a distância de educação profissional e tecnológica. Ao todo, são 66 cursos gratuitos que estão sendo oferecidos por meio do Programa Novos Caminhos.

As vagas estão distribuídas entre três instituições de ensino, sendo elas o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Como os cursos são online, pessoas de todo o país podem se inscrever.

Para quem quer se aprimorar profissionalmente, cursos técnicos e de qualificação profissional são uma boa oportunidade. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o ensino profissional e tecnológico pode gerar um aumento de aproximadamente 20% na renda do trabalhador.

Além disso, a área industrial está em crescimento e será necessário o Brasil qualificar 10,5 milhões de trabalhadores até 2023, conforme aponta o Senai.

Veja abaixo os cursos ofertados pelo Programa Novos Caminhos e como se inscrever.

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

O IFRN está com as inscrições abertas para as 4.200 vagas. Alguns dos cursos oferecidos são os de agente de alimentação escolar, assistente administrativo, instalador e reparador de redes de computador, programador de web e vendedor.

Os cursos têm carga horária entre 160 e 200 horas. Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de maio no site do IFRN. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição. O início das aulas está previsto para o dia 29 de maio.

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A UFV está com 2.090 vagas abertas para 33 cursos oferecidos por meio do Centro de Ensino e Desenvolvimento Agrário Florestal (Cedaf). Entre os cursos disponíveis, estão os de administrador de banco de dados, agricultor familiar, cuidador idosos, eletricista industrial, fotógrafo, Libras, Microempreendedor Individual e padeiro.

Os cursos podem ter carga horária de até 400 horas e exigem escolaridade mínima conforme o curso, podendo ser ensino fundamental incompleto ou completo e ensino médio completo. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio no site da UFV.

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

Os 23 cursos de educação profissional e tecnológica do IF Sertão-PE estão distribuídas entre os quatro campi do instituto, totalizando 2.040 vagas. Os requisitos variam de acordo com o curso, podendo ser exigido ensino fundamental incompleto ou completo e ensino médio completo.

Existem oportunidades para cursos de agricultor orgânico, assistente financeiro, sommelier, recepcionista, organizador de eventos, auxiliar pedagógico, programador web e mestre de obras, entre outros. As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio no formulário do processo seletivo.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More