MEC oferece 50 mil vagas para curso de professor de alfabetização

Ministério oferece programa de Alfabetização Baseada na Ciência. O curso é gratuito e está disponível através de plataforma virtual.

O Ministério da Educação (MEC) vai capacitar 50 mil professores em Alfabetização Baseada na Ciência. A iniciativa é direcionada à capacitação de professores e alunos de licenciatura. Além disso, é necessário ministrar aulas para estudantes que estejam em fase alfabetização.

Leia mais: Banco libera 1.000 bolsas de estudo para curso de desenvolvedor de software

As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Basta acessar o Ambiente Virtual do MEC – Avamec, que é uma plataforma virtual de ensino do Ministério. Aliás, na mesma plataforma também estão disponíveis outros cursos para trabalhadores da Educação.

Os interessados já podem ter acesso a 14 módulos teóricos e quatro módulos práticos. Todos os conteúdos se apresentam em material usado como apoio durante a formação. Assim, o curso de Alfabetização Baseada na Ciência será ministrado inteiramente online.

Até o momento, foram criados 14 módulos teóricos e quatro módulos práticos do. Eles estão expostos em manuais utilizados como material de apoio durante a formação. As informações são da Agência Brasil.

O manual abarca temáticas como noções fundamentais sobre alfabetização, literacia emergente e aprendizagem da leitura. Além disso, aborda escrita e dificuldades experimentadas durante a aprendizagem de leitura e escrita.

Um segundo manual traz conteúdos para a aplicação prática da abordagem metodológica do curso. As atividades e orientações buscam fomentar competências anteriores à leitura e que dão base para a aprendizagem dessas práticas.  

Também é objetivo do projeto a apresentação de métodos de avaliação dos conteúdos e habilidades apreendidas.

Segundo o Governo Federal, o curso de Alfabetização Baseada na Ciência é o segundo mais acessado do ambiente virtual do MEC. Até o momento, já foram contabilizadas quase 5,2 milhões de visitas.

O curso

O curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) integra o Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. 

Segundo o MEC, a participação da Capes nessa ação foi decisiva. Isso porque, dentro de suas competências, figura o desenvolvimento profissional de professores da educação básica no exterior.

Desenvolvido para auto instrução, o curso virtual possui carga horária de 180 horas. Estão disponibilizados vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo.

Para a elaboração dos materiais, colaboraram mais de 30 especialistas. São profissionais de renomadas instituições de Portugal, dos EUA, da Alemanha e do Brasil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More