MEC lança projeto para formar professores e servidores em libras
O objetivo é ampliar a formação dos tradutores de libras e a qualificação dos servidores públicos municipais de todo o território nacional.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o projeto-piloto de Libras nas Cidades. O objetivo é ampliar a formação dos tradutores de libras e a qualificação dos servidores públicos municipais. Assim, eles poderão atender a população de deficientes auditivos das cidades brasileiras.
“Seja dentro das escolas, com projeto de inclusão, ou socialização, para que a população surda possa ser atendida em todos os âmbitos do serviço público”, completou o secretário Bernardo Goytacazes de Araújo, titular da Semesp.
“Uma das maiores dificuldades era formar esse funcionalismo público. O MEC veio hoje aqui, em parceria com o Instituto Nacional do Ensino dos Surdos (Ines), fazer com que Sumaré seja a primeira cidade a oferecer essa qualificação.”
O projeto-piloto será expandido para o todo Brasil nos próximos meses. “De Sumaré, vamos lançar para o Brasil inteiro. Aqui vamos verificar as maiores dificuldades.”
A primeira dama, Michelle Bolsonaro, disse que é muito importante essa iniciativa do MEC em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). “É muito importante porque vai ampliar o acesso da comunidade surda à educação e também a vários serviços fundamentais.”
“Eu torço para que mais municípios adotem esse projeto, e que tanto professores como servidores abracem essa causa e aproveitem essa oportunidade maravilhosa de aprender libras e atender melhor os nossos surdos”, completou Michelle Bolsonaro.
Prazo
Segundo Bernardo de Araújo, o governo espera implantar o projeto em todo o país nos primeiros cem dias de governo.
“Isso já está contemplado na nossa meta dos cem dias. É a ampliação do ensino de libras no Brasil. Praticamente a Semesp já está com todos os projetos contemplados.
É o MEC presente com a ideia de menos Brasília, mais Brasil. Todos os projetos feitos pela secretaria foram pensados exatamente dentro dessa tônica.”
O lançamento do projeto-piloto Libras nas Cidades aconteceu na Prefeitura de Sumaré.
Autismo
O MEC, em parceria com associações dos autistas, como Apae e Pestalozzi, vai lançar também, no segundo semestre, o primeiro Fórum Nacional sobre autismo, de altas habilidades, que até então não havia sido trabalhado.
“Estivemos visitando a Pestalozzi, e vamos lançar, no início do segundo semestre, o primeiro fórum nacional do espectro do autismo e altas habilidades, que era um tema muito fechado”, antecipou Bernardo de Araújo.
“Vamos trazer o debate à tona; a quantidade de autistas no Brasil vem crescendo cada vez mais. É um tema que precisa ser enfrentado”, finalizou Bernardo de Araújo. Com informações do Ministério da Educação.
Faculdade Eficaz em Maringá/PR foi pioneira no Estado do Paraná a oferecer curso de letras/libras para qualificação de professores.
Parabéns pela iniciativa! Como faço para me inscrever e participar do projeto “Professor em Libras”?
Parabéns, fico muito Feliz com a iniciativa. E gostaria de saber, como posso me inscrever, porque sou Professora de Inglês (pronúncia Americana) , e trabalho com a Educação Infantil, há vários anos e tenho alunos de inclusão (autistas, down e outros), e os sinais de libras, são muito bem identificados por eles nos vídeos, que apresento sempre em Inglês…Muito obrigada, e aguardo por informações…
Gostaria muito de fazer esse curso como faço pra me inscrever!!
Quando começa as inscrições e onde será ministrado o curso!!
Parabéns pela iniciativa! Como faço para me inscrever e participar do projeto “Professor em Libras”?
Tô dentro. Quero participar. Excelente iniciativa.
Gostaria muito de participar de curso de Libras. Tenho o curso básico 1 e 2, Intermediário 1 e 2. Pretendo ser intérprete de Libras. Como faço para participar.