‘Melhor Estágio do Mundo’ abre vagas exclusivas para estudantes negros

O “Melhor Estágio do Mundo” foi criado pela 99jobs com o intuito de acabar com racismo estrutural e aumentar a diversidade dentro das grandes empresas.

0

A plataforma de empregos 99pop criou um programa de estágio exclusivo para estudantes negros, intitulado “Melhor Estágio do Mundo” (MEM). Já em sua 2ª edição, o programa visa incluir pessoas negras e demais grupos minorizados em empresas com o intuito de aumentar a diversidade e reforçar a importância da igualdade racial.

Além disso, o MEM busca modificar o cenário atual e provocar uma ação nas organizações para ampliar a diversidade em seu time de funcionários. O programa direciona os estudantes para uma oportunidade de demonstrar toda a capacidade que possuem, independente de sua etnia.

A decisão de criar o programa veio por meio de uma pesquisa feita pela própria plataforma, que percebeu que os candidatos negros não passam nas etapas finais dos processos seletivos de estagiários.

De cada 20 estudantes contratados pelas empresas entre 2015 e 2017, apenas um é negro. Frente a isso, a primeira edição do MEM ocorreu em 2018 e alocou grande parte desses estudantes dentro do mercado de trabalho.

Importância do Programa

Segundo o co-founder da 99jobs, Du Migliano, a média de inscrições para as edições passadas é de 3.500 inscritos para 7 vagas (500 candidatos por vaga). Além disso, a primeira edição do programa contou com apenas 500 estudantes inscritos, fato que demonstra um certo receio que os jovens possuem em trabalhar em empresas que não possuem negros em sua composição colaborativa.

O programa conta com o auxílio de Dahra Quintella, mulher negra líder em cliente experience da 99jobs, com atuação importante no recrutamento de jovens estudantes negros. Para isso, ela conta com a atuação de comunidades para divulgação das inscrições e de influenciadores negros que possuem voz nas redes sociais.

Além disso, ONGs também possuem seu papel dentro do programa. Um exemplo é o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que promove ações como a do MEM com a finalidade de auxiliar no crescimento socioeconômico da população no país.

Falta de Representatividade nas Empresas

Du Migliano afirma que há uma grande necessidade das empresas buscarem atrair os jovens para si, disponibilizando gestores que possuam o mesmo perfil do candidato para realizar a entrevista e a contratação. Dessa forma, os estudantes negros possuem uma grande dor em não se verem representados dentro de grandes empresas.

Em pesquisas realizadas pela 99jobs, os jovens afirmaram que gostariam de ser contratados para as vagas de estágio por outros funcionários negros. Dessa forma, as empresas que participarem do MEM precisam se adequar a essa condição de inserir colaboradores negros em diferentes cargos e posições dentro da empresa.

O co-founder ainda afirma que, atualmente, os candidatos priorizam as empresas que buscam acabar com as barreiras ligadas aos preconceitos, visto que esse fator separa pessoas devido a aparência e não aos méritos que possui. Assim, é de suma importância que as empresas participantes se engajem em acabar com o racismo estrutural.

Melhor Estágio do Mundo

O programa de estágio desenvolvido pelo 99jobs possui uma grade de desenvolvimento para os jovens que participarem do MEM. Assim, o programa contará com coaching e mentoria com diversos profissionais prestigiados, além de passarem por um mês de imersão em grandes empresas brasileiras.

Os estudantes terão a missão de propor uma solução para um problema real apresentado, na área de negócios. O Melhor Estágio do Mundo oferecerá também:

  • 120 horas de atividades complementares;
  • Bolsa-auxílio;
  • Vale Transporte;
  • Vale Refeição;
  • Possibilidade de horário flexível.

Pré-Requisitos

Para participar do Melhor Estágio do Mundo, é necessário que o estudante negro atenda às seguintes exigências:

  • Estar cursando qualquer curso em uma universidade;
  • Estar em São Paulo durante o mês de julho.

Inscrições e o Processo Seletivo

As inscrições deverão ser realizadas pelo site do programa, até o dia 18 de junho. Assim que o candidato realizar a inscrição, ele já estará liberado para realizar um teste online.

As etapas do concurso e suas respectivas datas serão:

  • Inscrições e testes online: 04/06 a 18/06;
  • Dinâmica Presencial: 24/06;
  • Início do Estágio: 27/06.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.