Top 15 dos melhores jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro desafiam o raciocínio lógico, estimulam a criatividade e unem amigos e familiares ao redor da mesa para muita diversão.

0

Apesar da febre pelos games eletrônicos estar em alta, o bom e velho jogo de tabuleiro sempre terá um espaço nas reuniões entre amigos e familiares.

Sucesso absoluto no Brasil nas décadas de 90 e 2000, os jogos de tabuleiro (ou boardgames) ainda trazem muita alegria e diversão aos participantes, sobretudo para os fãs mais nostálgicos.

Se você ficou com vontade de saber mais sobre os jogos ou quer apenas relembrar momentos divertidos, jogue o dado e avance uma casa na nossa lista com os 15 melhores jogos de tabuleiro lançados no Brasil.

15 melhores jogos de tabuleiro

Com os mais variados assuntos, temas e gêneros, os jogos de tabuleiro ainda fazem muito sucesso nos encontros entre família e amigos.

Muitos deles inclusive ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico e estimulam a criatividade em adultos e crianças.

Levando em conta a popularidade e sucesso entre os fãs, os 15 melhores jogos de tabuleiro são:

1 Banco Imobiliário

Banco Imobiliário

Já pensou em ser um grande empresário, dono até mesmo de bairros inteiros e de quebra aprender sobre finanças? No Banco Imobiliário isso é possível. 

Nele, o jogador percorre o tabuleiro com um pião comprando imóveis sem dono e cobrando taxas a cada rodada em que um outro jogador parar nas casas referentes às suas propriedades.

Além disso, é permitido ao jogador dar golpes do baú, desfalque na empresa e até mesmo fraudar a bolsa. 

O jogo que surgiu no Estados Unidos no ano de 1932 com o nome de Monopoly, no Brasil apenas em 1960, é o mais vendido do mundo na categoria “jogo de tabuleiro”, segundo o Guinness World Records.

2 War

War

Desde a data de seu lançamento, no ano de 1957, o clássico jogo americano com temática de guerra chegou ao Brasil apenas 20 anos depois, em 1972.

Febre em todo o mundo, tem como objetivo a dominação de continentes e eliminação dos outros participantes.

Para vencer, é necessário ter estratégia de batalha, inteligência e um pouco de sorte, visto que os combates são decididos por meio de dados.

Com o enorme sucesso, o jogo ganhou inúmeras versões: War II, War Império Romano e War III, sendo neste último o lançamento da novidade de usar aviões para atacar o inimigo.

3 Jogo da Vida

Jogo da Vida

Pode-se dizer que o Jogo da Vida é um claro exemplo da vida real. Nele, carrinhos de plásticos percorrem o tabuleiro à medida que enfrentam as mais comuns e adversas situações do dia a dia.

Nascimento de filhos, casamento, administração do dinheiro, e por aí vai. Apesar de ser longo, o jogo é interessante, pois trata de uma disputa emocionante interessante na busca pelo sucesso pessoal. 

4 Imagem e Ação

Imagem e Ação

Esse é para os criativos, ou não. Recheado de desafios, gameboard funciona como um jogo adivinhação por meio de desenho. Dividido em 6 categorias, cada jogador deverá desenhar uma das 24000 palavras para que sua equipe adivinhe. 

Não é permitido fazer mímica, escrever ou falar. Basta desenhar usando sua criatividade. 

5 Cara a Cara

Cara a Cara

Lançado no Brasil na década de 80, mais precisamente em 1986, o Cara a Cara baseia no famoso jogo norte-americano Guess Who?, fabricado pela Milton Bradley Company desde 1979.

Podem participar no mínimo 2 jogadores, ou até grupos de pessoas. Para jogar, deve-se sortear uma carta para cada participante, e por meio de perguntas, o adversário deve adivinhar o rosto do máximo possível das 24 carinhas disponíveis. 

6 Detetive

Detetive

Após um crime, começa então uma série de investigações para descobrir quem foi o culpado. 

Os participantes desse jogo assumem o papel de detetives na missão de desvendar o mistério sobre a morte, desmascarando o assassino além da forma em como ele matou a vítima. 

Esse clássico jogo de tabuleiro foi criado na Inglaterra no ano de 1948.

7 Interpol

Interpol

Mister X, um criminoso procurado pela polícia de Londres está em fuga. Os jogadores devem assumir as posições de bandido e policiais e se moverem por meio de transportes como metrô, táxi e ônibus. 

O objetivo consiste em capturar o bandido que vai deixando pistas sobre a sua localização durante o trajeto. Vale lembrar que nesse jogo, os policiais devem agir em equipe para capturar o malfeitor.

8 Mega Senha

Mega Senha

Com clara inspiração para o programa de tv de mesmo nome, exibido na Rede TV!, no Mega Senha os jogadores devem acertar senhas com o auxílio de apenas uma palavra dada pelo parceiro. 

É ideal para estimular o raciocínio rápido e o trabalho em equipe.

9 Ludo Dama Xadrez

Ludo Dama Xadrez

Os jogos de tabuleiro de hoje em dia seriam nada se não fossem os clássicos ludo, dama, trilha e xadrez.

Conhecidos pelo grande público, os jogos têm como premissa básica passar por “casas” e chegar ao objetivo final. No caso, da dama, ainda é necessário ir excluindo as peças do adversário para chegar ao outro lado. Já no ludo, os jogadores devem atravessar todo o tabuleiro até o centro. 

No clássico jogo de xadrez, vence quem conquistar o rei do seu adversário.

10 Show do Milhão

Show do Milhão

Inspirado no clássico programa de perguntas e respostas “Show do Milhão”, sua versão de tabuleiro traz mais 800 perguntas desafiadoras para toda a família e amigos. 

As partidas envolvem bastante raciocínio e conhecimento sobre os mais diversos temas e assuntos. 

11 Batalha Naval

Batalha Naval

Criado por soldados russos durante a 1ª Guerra Mundial, o jogo na sua versão original era realizado em folhas de papel quadriculado e com desenhos de navios em uma clara associação com navios de guerra em batalha. 

O objetivo é bombardear os navios inimigos na tentativa de descobrir onde o adversário desenhou as embarcações de guerra. 

A primeira versão do jogo como conhecemos hoje foi lançada em 1967, em meio aos acontecimentos da Guerra Fria, com um tabuleiro também quadriculado além dos clássicos navios de plástico.

12 Combate

Combate

Outro sucesso com temática de guerra, nesse jogo os participantes precisam organizar seus soldados ao passo que definem suas estratégias de guerra. 

Aqui, o grande desafio e mover a tropa sem perder contingente. Minas terrestres estão espalhadas pelo campo de batalha. 

Vence quem preparar a melhor estratégia de combate e de quebra conseguir proteger o prisioneiro inimigo.

13 Academia

Academia

Do gênero “jogo de palavras”, Academia é um dos jogos de tabuleiro mais divertidos já lançados. Basicamente, o jogador da rodada deve propor uma palavra difícil aos outros competidores que devem redigir uma descrição sobre o que eles consideram ser sua real definição.

Em seguida, o jogador que propôs a palavra pega todas as definições escritas e as lê em voz alta, juntamente com o significado verdadeiro. Após ouvirem as opções, cada jogador vota na definição que acha ser verdadeira. 

É nessa hora que as habilidades de blefe devem ser colocadas a prova, pois vence quem conseguir ter sua resposta eleita como verdadeira mais vezes.  

Ah, é importante que os jogadores não saibam o real significado das palavras para que o jogo se torne mais interessante, criativo e engraçado.

14 Identidade Secreta

Identidade Secreta

Aqui os participantes assumem uma identidade secreta durante o jogo, um disfarce. O objetivo do jogo é fazer cada participante caminhar pela cidade sem ser reconhecido, desafiando a inteligência, estratégia e poder de foco do jogador. 

A técnica de andar com todos os personagens é excelente e serve como um blefe para se dar bem no jogo.   

15 Quest

Quest

Dentro da temática de perguntas e respostas, o jogo traz 2.520 perguntas relacionadas ao conhecimento geral. 

O diferencial está no nível de perguntas: para possibilitar que tanto crianças e adultos participem de igual para igual, ficam disponíveis dois baralhos para que os conhecimentos sejam testados de igual para igual. 

São 6 assuntos diferentes, envolvendo as áreas básicas do conhecimento, como mundo, artes e entretenimento, ciências e tecnologia, sociedade, esporte e lazer e variedades. 

Vence quem souber responder o maior número de perguntas sobre cada tema proposto pelo adversário.

Veja também: 10 Melhores jogos de Super Nintendo

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.