Melhores que dieta! 4 hábitos que ajudam de verdade a perder peso
Se você quer emagrecer com saúde em 2024, existem alguns hábitos que são melhores que dieta e você consegue manter em longo prazo.
A busca pelo emagrecimento e uma vida mais saudável é um tema recorrente e de grande interesse para muitos. Muitas vezes, associamos esse processo a dietas restritivas e temporárias, que prometem resultados rápidos. No entanto, alguns hábitos no longo prazo podem ser melhores que uma dieta específica.
Veja também: Descobriram que este superalimento emagrece e agora ele é ‘queridinho’
A dieta mediterrânea se baseia na alimentação tradicional de países como Grécia, Itália e Espanha, onde o consumo de alimentos frescos, integrais e minimamente processados é priorizado. Desse modo, se destaca pelo alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas, oleaginosas, azeite de oliva e uma preferência por proteínas de fontes vegetais e peixes.
Hábitos melhores que dieta: comer mais proteínas vegetais
Em vez de se concentrar em dietas com restrição calórica, a dieta mediterrânea sugere um aumento na ingestão de proteínas vegetais. Ou seja, alimentos como lentilhas, grão-de-bico, feijões e tofu são ricos em proteínas e fibras, proporcionando saciedade por mais tempo.
Afinal, esses alimentos também têm o benefício adicional de serem baixos em gorduras saturadas e colesterol, ao contrário de muitas fontes de proteína animal.
Trocar os grãos refinados por integrais
Substituir grãos refinados por integrais é outro aspecto chave. Grãos integrais como quinoa, arroz integral, aveia e pão integral contêm mais nutrientes e fibras do que suas versões refinadas.
Eles ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Assim, evitam picos e quedas que podem levar a fome e ao consumo excessivo de alimentos.
Comer mais peixe é um dos hábitos melhores que dieta
A dieta mediterrânea prioriza o consumo de peixes sobre carnes vermelhas. Peixes como salmão, sardinha e truta são ricos em ácidos graxos ômega-3, benéficos para a saúde do coração.
Além disso, peixes são uma fonte excelente de proteínas magras. Desse modo, dão sensação de saciedade sem o alto teor de gordura saturada presente em muitas carnes vermelhas.
Trocar a sobremesa por fruta
Por fim, um hábito simples, mas eficaz da dieta mediterrânea é trocar sobremesas tradicionais, geralmente ricas em açúcares e gorduras, por frutas. As frutas oferecem doçura natural, além de serem ricas em vitaminas, minerais e fibras.
Então, consumir frutas como sobremesa ajuda a reduzir a ingestão de calorias desnecessárias e aumenta a ingestão de nutrientes essenciais.
Comentários estão fechados.