Qual é o menor osso do corpo humano?

Nem todos os ossos do corpo humano são grandes, você sabia?

0

O sistema esquelético é muito complexo e chama atenção pela quantidade de ossos grandes e pesados. No entanto, você já parou pra pensar qual é o menor osso do corpo humano?

Dentre os 206 ossos de um adulto, o menor se chama estribo e está localizado na cadeia auditiva primária. É o estribo o responsável por receber o som no ouvido dos mamíferos, ele possui o formato de um estribo, daí seu nome, e mede cerca de 4 milímetros.

Ossos do ouvido

O estribo está diretamente ligado a dois ossículos (osso muito pequeno), são eles: a bigorna e o martelo.O estribo está ligado a bigorna pela menor articulação do corpo humano!

A bigorna e o martelo são os responsáveis por receberem as vibrações que o tímpano emite e enviam para o cérebro, tudo isso acontece em frações de segundo e por isso percebemos os sons tão rápido.

Se houver um acidente em que o estribo seja rompido é possível reconstituí-lo com uma cirurgia, mas esse não é o caminho aconselhável pois a cicatrização pode causar uma calosidade e impedir a audição. Sugere-se implantar no lugar dele uma prótese feita de teflon.

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.