O que são condrócitos?

Os Condrócitos são células cartilaginosas, que a princípio, são chamadas de condroblastos. Após passar por algumas etapas, viram esse organismo globoso.

Você sabe o que é o tecido cartilaginoso? Também chamado de cartilagem, o tecido cartilaginoso demonstra uma consistência bem firme, mesmo não sendo totalmente rígido como o tecido ósseo. Sua principal função é a sustentação, além de facilitar movimentos e o crescimento de ossos longos.

É possível encontrar a cartilagem na orelha externa, na epiglote, nos anéis da traqueia e dos brônquios, no nariz e em algumas partes da laringe. Esse tecido é muito abundante em fetos, já que antes a formação óssea, a princípio, é cartilaginosa.

Condrócitos: Células cartilaginosas

Qual a função dos condrócitos? A princípio, as células cartilaginosas são chamadas de condroblastos (forma jovem da célula) e têm a função de produzir as fibras colágenas e a matriz. Isso com aquela consistência mais semelhante à borracha.

Quando a cartilagem é formada, os condroblastos perdem suas atividades, e diminuem volume. A partir de então, são chamados de condrócitos (forma adulta e menos ativa da célula).Os condrócitos se encontram no interior de uma lacuna (um pouco maior que ele) e então, é moldado segundo a matriz extracelular.

Os condrócitos presentam uma forma globosa e ovóide. Além disso, seu citoplasma, por possuir uma quantidade consideravelmente grande de retículos endoplasmáticos, é basófilo (se fixa sem corantes básicos).

Importância dos condrócitos

Esses organismos são muito importantes para a cartilagem, pois através deles, acontece a expansão do tecido cartilaginoso. Essa ação é efetuada pela excreção de matriz na lacuna entre as células filhas.

Os condrócitos são nutridos e oxigenados pelo pericôndrio e assim, envolvem a cartilagem. O pericôndrio também podem se transformar em condrócitos e assim, regenerar o tecido cartilaginoso.

Leia também: Tecido adiposo: Armazenamento e reserva energética

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More