Menta e hortelã são a mesma coisa? Descubra isso e os benefícios das duas ervas
A menta e hortelã são muito usadas na culinária, em cosméticos e remédios no Brasil. Veja como diferenciar essas ervas e conheça as propriedades medicinais delas.
Quando o assunto é sabor e refrescância, sempre escolhemos a menta ou a hortelã, principalmente em receitas de chás e outros preparos ingeríveis e não ingeríveis. Mas muitos não percebem que essas ervas não são a mesma planta, apesar do uso parecido.
A menta e a hortelã pertencem à mesma família botânica, chamada Lamiaceae. Por isso, apresentam aroma e sabor parecidos, inclusive, é possível encontrar mais de 20 espécies dessa família.
Além disso, as duas espécies pertencem ao gênero Mentha e são igualmente usadas na culinária, aromaterapia, fabricação de produtos de higiene pessoal, preparo de chás e remédios para digestão, cólica, gripe e sinusite.
Apesar de tudo isso, as duas ervas aromáticas e medicinais têm diferenças pontuais no sabor e em outras características. Quer saber mais sobre isso? Então confira a seguir!
Qual a diferença entre menta e hortelã?
A hortelã é uma erva milenar que já era empregada no Egito Antigo por conta de suas propriedades medicinais. Hoje, ela ainda é muito consumida em chás ou na comida árabe.
Em contrapartida, no paladar, a menta é mais suave e demonstra um sabor adocicado. Por outro lado, as folhas de hortelã são mais marcantes e ardidas em suas notas.
As duas são plantas baixas que se desenvolvem bem em climas como o do Brasil. A folha da hortelã tem aparência mais áspera, crescendo com mais facilidade em locais úmidos e sombreados.
Já as folhas da menta são compridas e ela é mais resistente ao calor, se adequando perfeitamente a ambientes com bastante luz solar.
Sobre as propriedades medicinais do gênero Mentha, uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), publicada na revista Horticultura Brasileira apontou que, no Brasil, as plantas “são usadas para fins medicinais como analgésico, estomacal e intestinal, estimulante das funções cardíacas, controle da azia, gastrite, cólicas e gases”.
Além disso, são muito aplicadas na aromaterapia, drinks, sucos e, principalmente, em produtos de higiene pessoal, como a pasta de dente e enxaguante bucal.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
Principais benefícios da menta e da hortelã
As duas plantas do gênero Mentha têm benefícios medicinais e outros usos que podem ajudar a sua saúde e rotina. Entre eles estão:
-
Anti-inflamatório;
-
Analgésico;
-
Propriedades digestivas;
-
Auxílio ao sistema imunológico;
-
Combate à enxaqueca;
-
Combate a gases;
-
Descongestionante;
-
Antioxidante.
Assim, fica claro que, apesar das diferenças sutis no aroma e aparência, a menta e a hortelã têm características similares que contribuem para o seu bem-estar e a saúde.
Experimente cultivar uma muda dessas plantas em sua casa e explore novas receitas para conhecer cada vez mais o sabor dessas ervas!
Comentários estão fechados.