Michelangelo Buonarroti

Conheça a trajetória de um dos artistas mais cultuados da história da humanidade.

0

Michelangelo Buonarroti nasceu em Caprese, Itália, em 6 de março de 1475. Ele ainda era jovem quando sua família se mudou para Florença, onde Michelangelo cresceu. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas seis anos de idade.

Michelangelo
Sebastiano del Piombo: Retrato de Michelangelo

Crescer em Florença durante o Renascimento italiano foi o ambiente perfeito para o jovem Michelangelo. Mesmo quando criança, tudo o que ele queria era pintar e ser artista.

Seu pai, um funcionário do governo local, queria que Michelangelo fosse para a escola, mas ele tinha pouco interesse em estudar. Aos treze anos foi aprendiz de Domenico Ghirlandaio.

Treinamento

Os talentos de Michelangelo se tornaram aparentes quando ele trabalhou para Ghirlandaio. Dentro de um ano, ele foi enviado para a poderosa família Medici para continuar seu treinamento com o escultor Bertoldo di Geovanni.

Michelangelo trabalhou com alguns dos melhores artistas e filósofos da época. Nos anos seguintes Michelangelo produziu muitas esculturas, incluindo Madonna dos Passos, Batalha dos Centauros e Baco.

A Pietà

A Pietà de Michelangelo, uma das mais conhecidas e famosas esculturas feitas pelo artista

Em 1496 Michelangelo mudou-se para Roma e um ano depois, ele recebeu uma encomenda para fazer uma escultura chamada Pietà. Ela se tornaria uma das obras-primas da arte renascentista. A escultura mostra Jesus depois de crucificado, deitado no colo de sua mãe, Maria. Hoje esta escultura fica na Basílica de São Pedro, no Vaticano. É a única obra de arte que Michelangelo assinou.

Davi

Davi - Michelangelo
David ou Davi. outra das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo

A fama de Michelangelo como um grande artista começou a crescer e ele retornou a Florença e recebeu outra comissão para criar uma grande estátua de Davi. Levou alguns anos para terminar a estátua gigante.

O pedaço de mármore com o qual ele começou era muito alto e fino. Muitas pessoas não achavam que ele poderia fazer muito com o material. Ele trabalhou em sigilo, não deixando ninguém ver sua obra até que estivesse terminada.

Davi tornou-se a obra de arte mais famosa de Michelangelo. Tem treze metros de altura e foi a maior estátua feita desde a época da Roma Antiga. É considerado por muitos especialistas em arte como uma escultura quase perfeita. Hoje a estátua reside na Academia de Belas Artes de Florença, na Itália.

Capela Sistina

Em 1505 Michelangelo retornou a Roma. Ele foi contratado pelo papa em 1508 para pintar o teto da Capela Sistina. Michelangelo considerava-se um escultor, mas concordou em pintar a Capela Sistina para o papa. Ele trabalhou por quatro anos, pintando de cabeça para baixo em um andaime para finalizar a pintura. Sua obra continha nove cenas da Bíblia no seu centro e mais de 300 pessoas.

Teto da Capela Sistina
Teto da Capela Sistina

A mais famosa de todas as cenas é a criação de Adão. No centro da cena, a mão de Deus e a mão de Adão quase se tocam. Esta é uma das cenas mais recriadas em toda a arte e, juntamente com a Mona Lisa, é uma das pinturas mais famosas da história.

Arquiteto

Michelangelo foi um homem brilhante e de muitos talentos e também trabalhou como arquiteto. Ele trabalhou na Capela Medici, na Biblioteca Laurentina e até nas fortificações militares da cidade de Florença. Talvez seu trabalho mais famoso tenha sido a Basílica de São Pedro, em Roma.

Curiosidades

  • Seu nome completo era Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni.
  • Quando ele tinha dezessete anos, ele foi atingido no nariz pelo colega artista Pietro Torrigiano em uma discussão. Seu nariz ficou severamente quebrado, como pode ser visto nos retratos que ainda existem de Michelangelo.
  • Ele achava que o pintor Rafael convenceu o papa a mandá-lo pintar a Capela Sistina por ciúmes de suas esculturas.
  • Ele também pintou O Juízo Final, uma famosa pintura na parede da Capela Sistina.
  • Ele também foi um poeta que escreveu mais de 300 poemas.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.