Millennials buscam um estilo de vida profissional mais ‘suave’
Nasceu em, no máximo, 1995? Então faz parte dessa geração que almeja uma leveza no mercado de trabalho. Veja quais são as demandas atuais desse grupo na área.
Quando o assunto é carreira profissional, a chegada de novas gerações ao mercado de trabalho sempre é objeto de análise, logo não tem sido diferente com os millennials, também conhecidos como Geração Y. Que tal descobrir então o que esse pessoal tem em mente quanto aos cargos e trabalhos atuais? Eles buscam uma vida mais leve.
Leia mais: Os 5 empregos mais cobiçados pelos jovens de cada geração
Millennials e o mercado de trabalho
Estamos falando dos nascidos entre 1981 e 1995. Em geral, eles têm se mostrado preocupados com questões de consumo e de comportamento como profissionais. Via de regra, há dois grandes grupos: old millennials (que viveram a maior parte da infância sem internet) e os young millennials (que têm celulares desde os anos 2000).
Esses jovens adultos estão em busca de uma vida mais tranquila. Ainda mais após os últimos dois anos que foram extremamente estressantes e ruins devido à pandemia de Covid-19. A população como um todo sofreu grandes prejuízos no período, mas para os millennials? Esse foi um momento da vida especialmente tenso e angustiante.
Millennials e o modelo self-management
Você já ouviu falar em self-management? O termo pode ser traduzido como a capacidade de se gerenciar, isto é, administrar os seus próprios comportamentos, rotinas e emoções em diferentes situações. No trabalho, esse estilo garante uma maior liberdade para os profissionais, pois eles passam a trabalhar remotamente e com uma carga horária bem mais flexível.
Ao contrário da Geração X, que acreditava que precisava trabalhar muito – mesmo que isso os fizesse perdesse tempo de lazer e descanso – e que seguia à risca a coisa do trabalho presencial, a Geração Y valoriza mais a liberdade de poder exercer a atividade que a pessoa quer aonde ela quiser. Inclusive, eles geralmente são bons em utilizar algumas ferramentas tecnológicas para otimizar as rotinas.
O maior benefício disso é que para ter acesso a esse estilo de trabalho mais leve, o grupo vem investindo em capacitações e ainda dão valor tanto para a formação acadêmica quanto para as experiências de vida do indivíduo. Além disso, ao conseguirem uma vaga, não se acomodam com o que já sabem e sempre procuram inovar.
Comentários estão fechados.