Ministério da Educação abre nova lista de espera do Sisu; saiba mais detalhes
A nova lista divulgada pelo MEC deve abranger os candidatos que não foram chamados no primeiro semestre.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje, 27, mais informações sobre a nova lista de espera para o SISU (Sistema de Seleção Unificada).
Essa lista é referente ao segundo semestre do ano de 2023, e os candidatos que devem se inscrever são aqueles que não foram selecionados no semestre anterior, no período de chamadas regulares.
Caso tenham interesse, eles podem participar dessa nova lista de espera do Sisu até o dia 4 de julho de 2023, através do portal oficial do programa.
Abaixo você confere informações adicionais sobre o funcionamento do Sisu e o que você deve fazer para se inscrever nessa nova lista de espera. Acompanhe!
O que é o Sisu?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi criado em 2010, e, hoje em dia, está regulamentado através da Portaria Normativa Nº 21, de 2012.
Dentro desse sistema, podemos encontrar vagas para diversas instituições de ensino superior públicas do Brasil, e os alunos podem se inscrever para conseguir garantir uma das vagas e, finalmente, adentrar a um curso superior de interesse.
A maioria das vagas que são oferecidas pelo Sisu são de faculdades federais, tanto institutos quanto universidades.
Para se inscrever, não é necessário pagar nenhuma taxa, e todo o processo é feito de forma online através do gov.br.
Todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.
Vagas disponibilizadas
A nova lista de espera do Sisu oferece mais de 51 mil vagas, tanto em cursos de graduação quanto em instituições que oferecem educação superior.
Mais de 578 mil inscrições foram realizadas nos cursos que foram oferecidos na lista anterior. Essa grande quantidade de interessados se dá pela variedade de opções que os candidatos podem escolher, sendo de até dois cadastros em cada inscrição.
Como acompanhar os resultados?
Como dissemos, caso o candidato esteja interessado em participar da nova lista de espera, é necessário que ele escolha um dos cursos para concorrer. A convocação será realizada a partir do dia 10 de julho.
É essencial que o candidato acompanhe a sua inscrição através do Portal Único de Acesso do Sisu, para que consiga fazer a sua inscrição no curso escolhido, caso seja chamado.
Comentários estão fechados.