Mistério por trás das ‘pedras elétricas’ da República Democrática do Congo
Um vídeo ganhou muita popularidade nas redes: nele, uma pedra parece estar carregada de eletricidade. O que está por trás do minério?
Um vídeo que apresenta dois homens com uma espécie de minério metálico na República Democrática do Congo ganhou muita popularidade na internet. O motivo pelo qual o registro viralizou é que, quando eles conectam duas extremidades de um fio à pedra, uma luz é acesa, como se a pedra estivesse carregada de energia elétrica.
Pedras mágicas ou elétricas?
As imagens fizeram alguns internautas comparar o estranho minério ao metal fictício da Marvel, o vibranium. Mesmo que ainda não haja uma confirmação específica do que realmente é aquela pedra no vídeo, as chances é de que seja um mineral chamado coltan. E antes de falarmos mais sobre o coltan, dá uma olhadinha no registro abaixo:
O coltan é derivado de dois outros minerais: a columbita e a tantalita. Daí a origem do nome.
A República Democrática do Congo segue sendo o país com maior reserva desses dois minérios, ainda que eles sejam utilizados como fonte de dois dos mais importantes elementos para a fabricação de eletrônicos: o nióbio e o tântalo. O Brasil também conta com grandes reservas de columbita e tantalita. Não é à toa que nós somos o segundo maior exportador de tântalo do mundo e o primeiro em relação ao nióbio.
Conheça o coltan
Apesar de você provavelmente nunca ter ouvido falar nele, saiba que pode estar presente em seu aparelho celular, computador, tablet e nos demais aparelhos eletrônicos. Além disso, a sua aplicação pode ser destinada às ligas metálicas avançadas, que são muito utilizadas na biomedicina e na indústria espacial.
O coltan faz parte de um contexto socioeconômico bastante complexo na República Democrática do Congo, em virtude da exploração de reservas minerais do país, onde é utilizada uma mão de obra em condições análogas ou muito próximas à escravidão, além de infantil.
Além desse problema, as guerras também são uma constante no país. Todos estão buscando a mineração dessas pedras valiosas. Neste cenário, forças rebeldes se organizam aproximadamente desde os anos 2000 para dominar a extração do coltan no país, o que apenas faz com que a situação bélica no Congo perdure.
Comentários estão fechados.