7 Mitos sobre menstruação que as mulheres devem parar de acreditar

É impossível engravidar menstruada. Será? Conheça agora 7 mitos sobre menstruação que as mulheres devem parar de acreditar.

0

A bendita menstruação é um problema pra muitas mulheres devido ao seu desconforto e dores causadas. Habitualmente, o ciclo menstrual é de 28 dias, mas considera-se normal que dure entre 21 e 35 dias. Enquanto a menstruação em si pode durar entre 3 a 8 dias, sendo em média 5 dias.

Mitos e verdades sobre menstruação cercam as mulheres, que muitas vezes acreditarem sem nem se certificar de comprovações científicas.

Veja a seguir 7 mitos sobre menstruação que as mulheres devem parar de acreditar.

Engravidar menstruada

Esse é um dos mitos mais divulgado por aí. A menstruação não é proteção contra a gravidez. Isso porque algumas mulheres podem sangrar quando seus ovários liberam um óvulo todo mês (chamado de ovulação) e confundem-no por sua menstruação.

Nesse momento, quando se ovula, ocorre o auge da fertilidade. Desse modo, se houver relações sexuais nesse período, isso poderá aumentar sua probabilidade de engravidar.

Além disso, é possível ovular antes do fim do período ou dentro de alguns dias após o fim do sangramento. Isso porque o esperma permanece em seu corpo por até 3 dias. Portanto, manter relações sexuais durante o período pode levar à gravidez.

Absorventes são única opção

Além dos absorventes, há o coletor menstrual, que se trata de um dispositivo usado para coletar o sangue menstrual. Maleável e ajustável ao corpo, oferece baixo risco de infecções, é hipoalergênico, econômico – custa de R$ 85,00 a R$ 150,00 sendo reutilizável, podendo durar de cinco a dez anos.

Entrar na piscina menstruada

Muitas pessoas acham que ao entrar na piscina menstruada a água irá ficar vermelha por causa do sangramento. Mas o que muita gente não sabe é que existem tampões e coletores menstruais que não permitem o vazamento ou entrada de água. Sem contar o fato de o ato de nadar é um exercício que alivia a dor causada pela cólica.

Para evitar doenças, tome um banho e troque de roupa logo após de nadar.

O ciclo menstrual será sempre o mesmo

Essa afirmação está completamente equivocada. O ciclo menstrual pode aumentar gradativamente com o tempo. Por exemplo, período habitual para uma adolescente pode ser de 21 a 45 dias. Com o tempo, eles ficam mais curtos e previsíveis, com uma média de 21 a 35 dias, muitas vezes por causa da menopausa.

Veja também: 10 Chás para Cólicas Menstruais – Chás Caseiros, Alívio de Dores

Mulheres que moram juntas têm o ciclo sincronizado

Essa ideia é forte e muita gente acredita que a convivência faz com que os ciclos menstruais se combinem. Até o momento, a sincronização dos ciclos não foi confirmada na comunidade científica e é considerada um mito.

É melhor adiar o processo de coloração do cabelo, caso queira resultados melhores

Há quem diga que a explicação se dá pelas flutuações nos níveis hormonais. Entretanto, cientistas descobriram que mesmo que durante a menstruação o cabelo seja um pouco mais caprichoso do que o habitual, isso não afeta a produção de sebo.

O ciclo depende das fases da lua

Estudos científicos não encontram uma conexão entre as fases da lua e as datas de inicio da menstruação. Isso se mostra no fato do ciclo lunar durar 29,5 dias, enquanto o período menstrual médio pode variar de 21 a 35 dias.

Além disso, a duração do ciclo pode variar ao longo da vida de uma mulher. Fase e ciclo podem mais ou menos coincidir se a duração do ciclo for de 29 a 30 dias, e essa é exatamente a coincidência.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.