Monstro marinho de 80 milhões de anos foi identificado nos EUA
Paleontólogos fizeram uma nova descoberta acerca de um monstro no mar dos Estados Unidos que existe há cerca de 80 milhões de anos.
Uma nova espécie de criatura marinha, apelidada de Jormungandr Walhallaensis, existe há cerca de 80 milhões de anos em um antigo mar, que hoje corresponde à região de Dakota do Norte, nos Estados Unidos.
A descoberta desse fóssil foi recentemente apresentada no periódico científico Bulletin of the American Museum of Natural History.
A denominação científica da espécie faz referência à serpente marinha da mitologia nórdica, Jormungandr, e à cidade de Walhalla, localizada em Dakota do Norte, onde o fóssil foi encontrado.
Essa criatura, apelidada de “monstro”, é um monossauro, um grande réptil aquático carnívoro que habitou as águas do mar norte-americano no final do período Cretáceo.
Imagem: Reprodução / American Museum of Natural History.
Amelia Zietlow, autora principal do estudo, que está buscando seu doutorado em biologia comparativa na Escola de Pós-Graduação Richard Gilder do Museu Americano de História Natural, revela que o fóssil em questão apresenta semelhanças com um dragão de Komodo em grande escala, caso fosse equipado com barbatanas.
A origem desse estudo remonta a 2015, quando os pesquisadores conduziram escavações na região nordeste de Dakota do Norte, resultando na descoberta de um crânio quase completo, mandíbulas, coluna cervical e várias vértebras.
A descoberta do monstro marinho
Uma análise abrangente e a digitalização minuciosa da superfície do fóssil resultaram na identificação do animal como pertencente a uma nova espécie.
A nova espécie combina características de dois mosassauros conhecidos: o Clidastes, uma forma menor e mais primitiva, e o Mosasaurus, uma forma maior e mais evoluída que chegou a atingir quase 15 metros de comprimento e coexistiu com o Tyrannosaurus rex.
Uma pesquisa sugere que esse “monstro” marinho, recentemente descoberto, desempenhou um papel precursor do Mosassauro e habitou a Terra há cerca de 80 milhões de anos.
O fóssil encontrado mede aproximadamente 7 metros de comprimento, apresenta barbatanas e uma cauda semelhante à de um tubarão.
Comentários estão fechados.