As causas mais comuns de insegurança e como vencê-las

A insegurança é algo que vem tomando a cabeça da maioria das pessoas em diversas áreas, por isso você verá aqui seus principais motivos e como conseguir sair dela.

A insegurança é algo muito comum em nosso dia a dia, pois além de ser um dos fatores mais presentes em relacionamentos amorosos é também um aspecto que pode impactar em diversas áreas da vida de uma pessoa. Entre elas: o âmbito profissional, pessoal ou amorosa, como já dito. Por isso, nesse artigo iremos falar sobre os motivos que fazem com que uma pessoa seja insegura e comentaremos dicas para que você possa superá-la.

Leia mais: Ansiedade, insegurança e medo em crianças pequenas

O que é a insegurança?

A insegurança é algo que está diretamente ligado a um sentimento que as pessoas têm, o qual faz com que elas não acreditem em si ou no seu próprio potencial, além de atrair medo e incerteza em geral.

Sendo assim, a insegurança é uma consequência de medos que são interiorizados ao longo da vida. É um sentimento onde há um mal estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela impressão de ser vulnerável de alguma forma ou por algum motivo.

Principais motivos que podem fazer com que uma pessoa seja insegura

Diversos fatores podem fazer com que uma pessoa sinta impotente em certas situações. Esse sentimento de insegurança acaba estando presente em diferentes aspectos da vida, dependendo de cada pessoa, de suas experiências anteriores e sua forma de lidar com determinadas situações. Por isso, resolvemos trazer os principais fatores que podem acabar tornando uma pessoa insegura.

Rejeição recente

Os eventos que acontecem diariamente mexem muito com o nosso humor, por isso, é muito comum que as pessoas fiquem inseguras após rejeições. Seja por terem perdido o emprego ou terminado um relacionamento, uma situação como essas acaba afetando diretamente a autoestima e a confiança das pessoas.

Pressão externa

Na sociedade em que vivemos atualmente, diversas expectativas são criadas diariamente, por isso, vivemos constantemente com uma pressão imposta pela sociedade que achamos que devemos cumprir. Porém, isso acaba se tornando uma carga psicológica muito alta e um gatilho para que uma pessoa se torne insegura.

Ansiedade social

O medo de ser avaliado por outras pessoas também é outra causa muito frequente, pois seja em festas, reuniões familiares, entrevistas ou em encontros, muitas vezes acabamos deixando que esse sentimento tome conta. Isso também pode acabar fazendo com que sua confiança e autoestima fiquem abalados.

Não cumprir expectativas

Quando são criadas expectativas muito altas e não conseguimos cumpri-las, isso acaba nos deixando muito mal, frustrados com a situação e insatisfeitos com o nosso desempenho. Por isso, essa pode ser mais uma causa de uma insegurança pessoal ou profissional.

Ter sido impulsionado pelo perfeccionismo

Nem tudo na vida acontece da forma que imaginamos ou queremos, por isso, ter padrões muito altos para tudo o que fazemos pode acabar não sendo algo bom. Afinal, não conseguir chegar no resultado esperado, pode acabar fazendo com que o sentimento “de não ser bom o suficiente” tome conta, podendo levar até a depressão e a ansiedade.

Experiências negativas ou traumáticas

Outra causa bastante frequente da insegurança em si mesmo é o fato de ter passado por um evento traumático, como por exemplo, uma relação abusiva ou um abuso psicológico.

Como superar a insegurança

  • Trabalhe o autoconhecimento;
  • Busque exemplos em quem você admira;
  • Escute mais a si;
  • Cuide de si;
  • Esqueça as inseguranças do passado;
  • Pense positivo;
  • Evite comparações;
  • Faça terapia;
  • Diminua expectativas.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.