‘Motoboy não é garçom’: após polêmica, iFood divulga recomendações para entrega
Saiba o que é de bom tom fazer para evitar transtornos quando pedir um delivery na sua casa.
Nas últimas semanas, uma situação envolvendo um entregador do iFood e um cliente em Brasília viralizou nas redes sociais. De acordo com a imagens, um cidadão se revoltou com o fato de o entregador não querer subir ao seu apartamento para entregar o delivery. Afinal, qual é a recomendação da empresa para estas situações?
Leia mais: Descubra como evitar golpes e usar o iFood de forma segura
Entregador precisa subir no apartamento?
Em texto publicado no blog oficial da empresa, o iFood deu o bê-a-bá de como receber a entrega. “Não existe obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos, mas recomendamos que os clientes desçam para receber o pedido”, comentou o coordenador sênior de branding e valorização do entregador no iFood, Leonardo Fabricio.
Isso agiliza a entrega e demonstra respeito ao trabalho de quem faz a entrega. Além disso, ainda segundo a empresa, descer para receber o pedido traz mais segurança para todos e também é uma gentileza. Leonardo complementou: “nem sempre o entregador pode subir por não ter onde estacionar sua bike ou moto na rua”.
Entregador não é garçom
Caso você não se lembre do episódio, o vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um cliente do iFood irritado porque o entregador não quis subir até o seu apartamento para levar o delivery. Um começou a filmar o outro, então uma discussão se iniciou. Por fim, o cliente se recusou a passar o código de confirmação – medida de segurança para finalizar a entrega – e foi acusado de roubo.
A situação aconteceu no início da tarde do dia 5 de dezembro, um domingo. À noite, cerca de 150 entregadores estavam na porta do prédio onde mora o tal cliente. Eles fizeram um “buzinaço” e soltaram fogos de artifício.
A Associação de Motofretistas Autônomos e Entregadores de Aplicativo do Distrito Federal e Entorno (Amae-DF) instruiu o entregador a fazer um boletim de ocorrência. “Motoboy nenhum é obrigado a subir no apartamento do cliente. Eles sobem para agilizar a entrega. O próprio aplicativo orienta que os clientes encontrem o entregador”, disse o órgão.
O site Tecnoblog recebeu um relato de uma pessoa de Porto Alegre que passou por uma situação similar. No condomínio onde mora, foi pichada a frase “motoboy não é garçom” para demonstrar o descontentamento.
Recomendações do iFood para receber a entrega
- Desça para pegar: isso agiliza a entrega e libera o entregador para seu próximo compromisso;
- Não deixe a pessoa esperando: além de ser deselegante, é possível acompanhar a maioria das entregas e se antecipar;
- Não se esqueça do código de entrega: esta é mais uma medida para a sua segurança;
- Dê bom dia, boa tarde e boa noite: ser gentil faz a diferença em quem está levando sua refeição;
- Avalie o entregador no aplicativo: dê um joinha, pois não custa nada e ajuda o trabalho do cidadão.
Comentários estão fechados.