Motofrete: aprenda como solicitar crédito de até R$21 mil para entregadores

Motociclistas que entregam produtos via apps de delivery serão beneficiados com uma linha de crédito criada pela AgeRio. Descubra como solicitar.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados em 10 maio de 2022, o Brasil possui 1,5 milhão de motoristas que atuam como entregadores de produtos e condutores particulares. O Rio de Janeiro concentra cerca de 188.046 deles. Para estimular a atividade, a Agência de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio) criou uma linha de crédito para entregadores motociclistas que atuam via aplicativo de delivery. Saiba mais.

Leia mais: Senado prevê ampliação de isenção do IPVA para motos

Saiba mais sobre o crédito especial MotoFrete

O microcrédito Motofrete é uma linha de crédito destinada a motociclistas que estão credenciados e operam em aplicativos de delivery. É um programa local, ou seja, direcionado a motociclistas do Estado do Rio de Janeiro. Leia abaixo mais informações sobre o programa:

Em que posso empregar o crédito?

O microcrédito pode ter como finalidade a aquisição e manutenção de motocicleta para fins trabalhistas, além da compra de equipamentos necessários ao trabalho, como:

  • Baú;
  • Bagageiro;
  • Capacete;
  • Colete;
  • Mochila de entrega.

Quais são as condições dadas pelo programa?

O financiamento tem como teto R$21 mil, além de prazo de pagamento de até 24 meses e taxa de juros de 0,25% ao mês (ou seja, 3% ao ano).

Quais os critérios para solicitar o benefício?

O motociclista interessado pode atuar de maneira formal ou informal (ou seja, pode ser contratado diretamente por um estabelecimento ou fazer entrega para aplicativos de delivery, como o iFood, por exemplo). Porém, ele não pode estar inscrito em cadastros de inadimplentes, como no SPC/Serasa.

Além desses critérios, é preciso ter um fiador (avalista) que também possua nome limpo OU formar um grupo de aval solidário, ou seja, formar um grupo entre três a dez motociclistas para solicitar o crédito em conjunto. Entre as vantagens dessa segunda opção, a melhor é que não precisa comprovar renda.

Como solicitar o benefício?

  1. Entre no site da AgeRio e preencha a solicitação de financiamento.
  2. Aguarde o período de análise e, caso aprovado, um dos colaboradores da AgeRio entrará em contato para solicitar a documentação.
  3. Após envio dos documentos, você receberá o contrato e deve assiná-lo. Em alguns dias, no máximo, o dinheiro estará em sua conta.

Quais os documentos exigidos pela AgeRio?

Para o motociclista, são exigidos RG e CPF, comprovação de atividade empreendedora, CNPJ (caso haja), comprovante de residência com no máximo 90 dias de emissão, comprovante bancário e autorização para consulta no BACEN, exigido e emitido pela AgeRio.

Para o fiador, são solicitados RG e CPF, comprovantes de residência e de renda atualizados, autorização para consulta no BACEN e cópia do RG e CPF do cônjuge, caso haja.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.