Movimentos migratórios no Brasil e no mundo

O fluxo de pessoas entre localidades é objeto de estudo da geografia e explica o porquê de algumas regiões serem mais habitadas do que outras.

0

Os movimentos migratórios são os deslocamentos de populações entre territórios e estão relacionados aos fatores de atração e repulsão de pessoas em cada região. Nas dinâmicas demográficas, são chamados de “emigrantes” quem sai de um dado local e imigrantes quem chega à um determinado território.

Historicamente, até a Revolução Neolítica as sociedades humanas estavam sempre migrando em busca de comida, água e em função do clima. Com o advento da agricultura, os grupos deixaram de ser caçadores-coletores nômades e se sedentarizaram, estabelecendo-se em territórios fixos.

As migrações podem acontecer em qualquer escala: desde a migração diária de pessoas que vão trabalhar em cidades próximas (migração pendular) até eventos de fuga em massa para outros países (diáspora), como as de refugiados de catástrofes naturais. Fatores econômicos, bélicos, religiosos, ambientais, políticos e sociais podem motivar a movimentação das pessoas.

Tipos de migração

As migrações podem ser classificadas de acordo com três variáveis: o tempo, o espaço e a forma do movimento.

  • Quanto ao tempo, os migrantes podem estar se mudando temporária ou permanentemente.
  • Quanto ao espaço, ela pode ser internacional, inter regional (para outra região) ou intra regional (dentro da mesma região).
  • Quanto à forma, ela pode se dar de forma espontânea ou forçada.

Algumas formas comuns de migração

1. Êxodo rural

Quando um grupo sai do campo para as cidades. Isso aconteceu em grande escala no Brasil no final do século XIX por conta da urbanização e industrialização e por conta das secas cíclicas no nordeste. Buscando oportunidades e fugindo de condições climáticas, milhares de camponeses foram às grandes cidades. Mais recentemente, o êxodo rural tem acontecido em função da mecanização que substitui a mão de obra. a.

2. Diáspora

Pode acontecer por vários motivos. A Diáspora Somali, por exemplo, ocorreu quando milhares de somalis fugiram da guerra civil na Somália (1986 até o presente) para outros continentes.

3. Transumância

O deslocamento temporário e sazonal de pessoas que passam parte do ano em uma local e o restante do ano em outro lugar. Alguns trabalhos dependem das estações do ano, como a de agricultores, caçadores, pescadores.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.