Música pode ser grande aliada para candidatos do Enem; entenda

Esse tipo de arte serve como recurso para os estudantes que buscam mais concentração nos estudos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá dois domingos de prova em 2024, nos dias 3 e 10 de novembro.

Nesses dias, os estudantes buscarão uma nota que os ajude a entrar em uma faculdade. Para isso, é necessário muito preparo, dedicação e conhecimento do conteúdo.

Contudo, mais que horas de preparação para o Enem, os estudantes também recorrem a técnicas de estudo. Uma delas é o uso da música, tida como aliada para melhorar a concentração e a assimilação do conteúdo.

Mas até que ponto isso é benéfico? Ou pode prejudicar a concentração? Especialistas como o filósofo Gilles Deleuze garantem que a música incentiva o estudo.

Como usar músicas para estudar?

Saiba como a música pode se torna uma aliada ao estudante no Enem

Música pode melhorar a concentração, mas também pode ser uma distração – Imagem: Pixabay

A música, apesar de aliada nos estudos, precisa de algumas regras para que não se torne uma distração. Afinal, o foco principal é assimilar o conhecimento para conquistar uma nota alta no Enem.

Primeiramente, é necessário escutar músicas que agreguem sentimento e valor afetivo, pois isso ajuda a estimular o aprendizado e a concentração.

Por outro lado, um ritmo que não agrade ao estudante certamente vai atrapalhar e desviar o foco, o que gera irritação e desconforto.

A música também aumenta a eficácia do estudo e gera prazer em um momento que, muitas vezes, é tenso e desagradável. Assim, ela torna-se um recurso valioso para auxiliar no período preparatório e obter resultados mais satisfatórios.

Aposte na variedade e em novas melodias

Para a música resultar em estudo mais prazeroso e eficaz, a variedade é uma saída interessante, já que o estudante terá contato com mais de um ritmo e não vai perder o foco.

Naturalmente, músicas muito altas e intensas podem tirar a concentração. Por isso, o ideal é que as canções sejam mais tranquilas.

Outra dica importante é criar uma playlist com sons mais longos e que não tenham anúncios no meio ou no final, pois propagandas são um obstáculo e atrapalham a concentração.

O estudante em preparação para o Enem deve se conectar com a música e a ter como uma companheira nesse período. Com essa fluidez, o ambiente fica mais propício ao aprendizado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.