Não abra mão dos seus direitos: benefícios que todo idoso pode receber

Após os 60 anos, é possível obter gratuidades e acessos facilitados a locais e serviços.

Os idosos e aposentados com mais de 60 anos possuem diversos benefícios garantidos por lei e, neste ano, uma lei ampliou essas vantagens.

Por exemplo, antes, a gratuidade no transporte público interestadual era apenas para acima de 65 anos, mas, agora, esse número caiu em cinco anos, o que auxilia mais pessoas.

Mas, para ter a gratuidade no transporte público, o idoso também precisa comprovar a renda de até dois salários-mínimos. Caso contrário, a empresa pode exigir o pagamento integral do bilhete.

Já quando se tem o cartão do idoso, basta apresentá-lo nos guichês ou no próprio ônibus, com um documento, que a entrada é liberada.

Benefícios aos quais idosos têm direito, mas não sabem

Idosos têm direito a uma lista de benefícios gratuitos oferecidos pelo poder público, confira

Idosos podem ter vantagens e nem conhecê-las – Imagem: Pixabay

A gratuidade no transporte público interestadual para pessoas a partir de 60 anos atinge diversas pessoas que dependem dessa prestação de serviço.

Inclusive, permite o acesso a uma lista de benefícios, o que proporciona facilidades e melhoria na qualidade de vida.

Com o transporte gratuito, a pessoa tem mais autonomia para se locomover e não fica totalmente dependente de caronas ou de outros meios de locomoção.

Consequentemente, fica mais fácil o acesso a lugares como bancos, centros médicos e supermercados, o que permite agilidade no dia a dia.

Outro benefício é a possibilidade de interação social facilitada. Afinal de contas, com o transporte gratuito, o idoso chega facilmente a outros destinos, principalmente quando tem compromissos em locais distantes.

Isso tudo tem impacto na saúde mental do idoso, que vai desfrutar de momentos de lazer e bem-estar.

Como fazer o cartão?

Primeiramente, basta acessar o site oficial da Carteira do Idoso, no portal do governo federal, pelo próprio idoso.

Se tiver dificuldades, é possível ainda pedir ajuda a terceiros através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de sua cidade. O idoso precisa apresentar o Número de Identificação Social (NIS) para conseguir o cadastro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.