NÃO podem ficar perto de crianças nem pet; conheça estas plantas

Essas plantas são bonitas, mas apresentam peculiaridades prejudiciais a alguns seres vivos do nosso convívio.

As plantas são importantes aliadas para o paisagismo das casas e de pontos comerciais. No entanto, devemos sempre ter um cuidado especial na hora de escolher algumas espécies.

Isso porque algumas plantas ornamentais são tóxicas e podem causar problemas, especialmente em crianças e em pets.

Assim como os animais têm mecanismos de defesa, essas plantas também têm os seus, e isso ajuda as espécies a se defenderem e se manterem na natureza.

Por isso, se optar por alguma planta mais tóxica, deve deixar em locais altos e afastados dos pequenos e dos animais de estimação, assim não terá problemas.

Quais plantas devemos evitar em casa?

Perigos das plantas tóxicas para crianças e pet. Foto: Pixabay/Reprodução

Mesmo se não tiver segurança em ter plantas tóxicas, é importante saber quais são as principais delas para evitá-las em casa.

Algumas espécies como a azaleia, copo-de-leite e alamandas, por exemplo, se encontram muitas vezes em vasos, mas são tóxicas e devem ficar, portanto, longe de crianças e pets.

Mas não é apenas a toxicidade da planta que pode gerar perigo. Outro problema é o formato pontudo e espinhoso de algumas delas, o que pode machucar até mesmo os adultos.

A coroa-de-cristo e o tradicional cacto são dois bons exemplos disso. Nesses casos, devemos ensinar as crianças a manterem distância para evitar acidentes e até alguma infecção mais grave, caso haja complicação.

E até para os pets essas plantas pontiagudas, como a Espada de São Jorge, podem causar lesões. Por isso, deixe-as longe de alcance ou evite colocar em casa.

Plantas também atraem insetos

Plantas ornamentais também podem acarretar outro tipo de problema: o surgimento de insetos. Até porque muitos deles dependem das plantas e vão aparecer em sua casa, com certeza.

Quem tem medo de abelha deve evitar o girassol, pois tal espécie atrai o inseto, por ser muito comum no habitat natural das abelhas.

Contudo, não nos limitamos apenas ao girassol como atrativos para insetos. Outros nomes, como a dama-da-noite, lantana, camarão amarelo e camarão vermelho e o manacá-de-cheiro muitos deles.

Especialistas entendem que devemos também apostar nas chamadas plantas atóxicas, como o alecrim, a hortelã e a lavanda.

Nesses casos, além de não terem risco de contaminação, não costumam atrair a presença de insetos, garantindo mais segurança e mantendo uma paisagem das mais agradáveis em casa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.