Não se deve lavar vegetais que serão consumidos crus apenas com água
Má higienização dos vegetais pode provocar o surgimento de doenças letais e até mesmo à morte, entenda como evitar isso.
Todos nós sabemos os benefícios que consumir frutas, verduras e legumes traz para a nossa vida. Todavia, devemos nos atentar ao perigo presente na contaminação desses alimentos quando não higienizados, especialmente quando eles serão consumidos crus. Por isso, hoje iremos te ensinar como lavar corretamente os vegetais e garantir mais saúde. Acompanhe a leitura e descubra.
Leia Mais: 3 erros de higiene na cozinha que podem estar prejudicando a sua saúde
Riscos de consumir vegetais contaminados
A produção de vegetais, sejam eles orgânicos ou não, envolve o contato com muitas bactérias e até mesmo verminoses. Dessa forma, é imprescindível que haja a higienização correta desses vegetais antes de comer, pois a contaminação implicará no surgimento de doenças muito perigosas.
Inclusive, existe uma ênfase na higienização de alimentos que se consome cru e com a casca. Isso porque a retirada da casca e o cozimento, por vezes, consegue contribuir para a eliminação de vermes e bactérias, claro que com a ajuda de uma higienização prévia. Já no caso dos alimentos crus e com casca, como as maçãs, peras, alfaces, couves e afins, a exposição à contaminação é muito maior! Por isso, não se preocupe em economizar tempo na hora de limpar esses vegetais e não utilize apenas água para lavá-los.
Lave vegetais com hipoclorito de sódio
Geralmente, a água corrente é muito útil para a higienização de alimentos, entretanto, ela consegue tirar apenas as sujeiras mais visíveis. Assim, para uma limpeza mais profunda torna-se necessário a ajuda de outro componente muito poderoso!
No caso, o ingrediente mais poderoso para a realização da higienização é o hipoclorito de sódio, que consegue eliminar quase que a totalidade das impurezas. Para lavar vegetais, basta misturar uma colher de sopa do hipoclorito em um litro de água e imergir os alimentos na mistura por pelo menos 15 minutos.
Ademais, também é eficiente usar uma mistura de água sanitária com água, sendo uma colher de sopa do produto a cada litro de água. No entanto, tome cuidado para não usar água sanitária que possua alvejantes, pois esses são feitos apenas para as roupas. De qualquer forma, o hipoclorito será mais eficiente, por ser mais concentrado, e por vezes até mais barato.
Comentários estão fechados.