Satélite da NASA pode ter descoberto novo planeta com condições semelhantes à Terra
O planeta encontrado pela NASA tem tamanho semelhante ao da Terra e pode até conter água. Saiba mais sobre essa descoberta.
O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, pode ter descoberto um novo planeta com condições ideais de vida, semelhante ao planeta Terra. Chamado pelos cientistas de “TOI 700 e”, o lugar pode ser habitável pela zona em que foi encontrado. Isso porque a região é favorável para a existência de água e, portanto, pode existir vida.
Paul Hertz, diretor de astrofísica da NASA, informou que o satélite foi criado essencialmente para encontrar outros corpos que fossem do tamanho da Terra e que estivessem perto das estrelas. O projeto foi lançado para este fim e, portanto, conseguiu cumprir com o seu objetivo.
A apresentação da nova descoberta foi realizada na última terça-feira (10), enquanto acontecia a 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle.
Descoberta de planeta habitável pela NASA
A grande curiosidade do caso diz respeito ao tamanho do planeta encontrado. Segundo a NASA, o tamanho do corpo celeste é equivalente ao da Terra, sendo uma das poucas descobertas com essa semelhança. Estima-se que as dimensões de TOI 700 e sejam 95% semelhantes ao nosso planeta, e esteja a 100 anos-luz de distância da constelação Dorado.
Antes da nova descoberta, outros três planetas foram encontrados pelo satélite – TOI 700 b, TOI 700 c e TOI 700 d – e apenas dois deles apresentam uma condição habitável (“d” e “e”). Isso porque ambos encontram-se a uma distância ideal para a existência de água em suas superfícies, e portanto, apresentam condições ideais de vida. A probabilidade de os planetas serem rochosos também é muito grande.
“Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”, informou a cientista da NASA, Emily Gilbert. Segundo os especialistas, os planetas completam a órbita a cada 28 dias.
É esperado que sejam encontrados mais planetas como esses por meio do satélite, e que também apresentem condições semelhantes às existentes na Terra.
Comentários estão fechados.