Natureza em desequilíbrio: 8 das espécies invasoras do mundo

Preste atenção nas espécies citadas abaixo e perceba o quanto a natureza consegue nos surpreender cada vez mais.

Casos extraordinários também ocorrem na natureza. Estudos revelam que é natural que espécies invasoras de plantas e animais, quando levados a um novo habitat, intimidem as espécies nativas e façam com que muitas, inclusive, não consigam sobreviver. Por não terem nenhum predador natural, nenhuma espécie os impede de dominar a área. Veja em mais detalhes sobre esse assunto.

Espécies desconhecidas, mas que são extremamente invasivas

Confira abaixo 8 espécies consideradas as mais invasoras:

  1. Carpa asiática
Espécies invasoras.
Foto: Frank Vincentz.

Nativas do Leste da Rússia e China, mas levadas para a América do Norte e Europa com o intuito de servir como alimento para o comércio local de animais de estimação e para pesca esportiva, elas se tornam um problema. Isso ocorre porque elas tiram comidas dos peixes nativos e atacam ovos de outras espécies de peixes.

  1. Mexilhão Zebra
Espécies invasoras.
Foto: F Lamiot.

Nativos de Mares Negro, Cáspio, Aral e Azov, esses mexilhões são levados para Rússia, Europa e América do Norte através de água de lastro. Tornam-se um problema para o novo habitat devido a sua capacidade de reprodução muito rápida.

  1. Sapo Cururu
Espécies invasoras.
Foto: Geoff Gallice.

 

Nativos do Norte da América do Sul, América Central e México, os sapos cururu são levados para países com climas quentes, como a Austrália, para controlar as pragas das culturas. Tornam-se um problema devido a sua produção de lodo tóxico.

  1. Estorninho Europeu
Espécies invasoras.
Foto: Canva.

Nativos da Europa, Ásia e norte da África, eles são levados para América do Norte, África Austral, Austrália e Nova Zelândia para controlar as pragas locais. Tornam-se um problema devido aos enormes rebanhos que vão se alimentar das frutas e grãos das fazendas, causando um enorme dano.

  1. Coelho europeu
Espécies invasoras.
Foto: Canva.

Esses coelhos descendem do Sul da Europa e Norte da África. Eles são levados para todos os continentes, exceto Antártica e Ásia, para servir como fonte de alimento. Devido a sua alta capacidade reprodutiva, eles comem muitos plantas nativas, o que criou a necessidade de impor um limite deles em certas áreas.

  1. Kudzu
Espécies invasoras.
Foto: Canva.

Os Kudzus são muito belos e derivam da Ásia Oriental e algumas ilhas do Pacífico. Eles foram levados para a América do Norte e Europa para serem vendidos como plantas para jardins e flores para comer.

Tornaram-se um problema devido à sua grande altura que impossibilita outras plantas de ter acesso à luz solar.

  1. Besouro asiático de chifre longo
Espécies invasoras.
Foto: Canva.

Nativos da China, Japão e Coréia, esses besouros foram levados para a América do Norte e Europa através de remessas de materiais de embalagem de madeira e árvores. Tornaram-se um problema por depositarem seus ovos em qualquer lugar.

À medida que eles crescem acabam deixando a árvore mais fraca devido às movimentações.

  1. Aguapé
Espécies invasoras.
Foto: Hans Hillewaert.

Nativos da Bacia Amazônica e hidrovias do oeste do Brasil, América do Sul, os aguapés foram levados para África, Ásia, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia como plantas decorativas e para a alimentação de animais. Tornaram-se um problema devido ao seu rápido crescimento, prejudicando vários animais de vida aquática.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.