Nova atualização traz mais segurança aos usuários do Google Chrome; saiba mais
Para a versão 116 do navegador mais popular do mundo, a Google implementará a opção "Permitir desta vez", possibilitando que o usuário tenha mais controle sobre sua privacidade.
O Google Chrome implementará a opção “Permitir desta vez” para reforçar a segurança dos usuários. Isso vai ocorrer em sua próxima versão 116, programada para lançamento na segunda quinzena de agosto.
Com tal atualização, os internautas terão mais controle sobre as permissões concedidas a sites, como localização, microfone e câmera.
(Imagem: Divulgação)
Quatro novas opções de uso no Chrome
A novidade foi anunciada na página de desenvolvedores do Chrome e funcionará por meio de um pop-up que surgirá quando um site solicitar acesso a algum recurso.
Anteriormente, as pessoas somente tinham duas alternativas: permitir ou bloquear o acesso. Com a mudança, quatro opções serão oferecidas:
-
Permitir desta vez: o acesso será liberado temporariamente, valendo apenas para a sessão atual na página;
-
Permitir em toda visita: a permissão será concedida permanentemente, mesmo em visitas futuras ao site;
-
Não permitir: o acesso será bloqueado permanentemente;
-
Clicar no ícone de X: essa ação bloqueará temporariamente o acesso.
Duração da permissão única
Tal funcionalidade será especialmente útil para preservar informações pessoais em sites pouco frequentados.
Por exemplo, se alguém precisa liberar o acesso à localização em um site que raramente visita, ele pode optar pela permissão única e, em outra visita, será novamente solicitada essa autorização.
Por outro lado, os usuários podem manter permissões permanentes para sites que visitam com frequência, como plataformas de videoconferência que necessitam do uso da câmera e microfone.
Quanto à duração da permissão única, ela expirará nas seguintes situações:
-
Ao fechar a página ou o navegador;
-
Após 16 horas da concessão da permissão;
-
Caso o usuário desfaça a ação manualmente;
-
Se a página ficar em segundo plano por pelo menos cinco minutos, exceto para recursos que são passíveis dessa utilização, como câmera e microfone.
A função será liberada gradualmente após o lançamento da versão 116 do Chrome. Os usuários devem manter seus navegadores atualizados para garantir que a nova opção de segurança esteja disponível para uso.
Com essa implementação, o Google busca oferecer aos internautas mais controle e proteção sobre suas informações pessoais no Chrome.
Comentários estão fechados.