Entenda quais são os riscos de comer a parte branca do pão que está mofado

Embora os fungos encontrados no pão pareçam inofensivos, existem alguns casos em que eles podem fazer mal à saúde.

Nada é mais inconveniente do que abrir um pacote de pão e descobrir que está velho e com mofo, principalmente quando estamos famintos. O mofo é um conjunto de fungos, e a grande maioria deles é inofensiva, mas não todos. Por envolver organismos praticamente invisíveis, muitas pessoas acreditam que somente retirar a porção visível do mofo no pão o torna seguro para consumo. Mas até que ponto isso é verdade?

Confira neste artigo os riscos de comer a parte branca do pão mofado.

Leia mais: Alface vermelha: Confira os principais benefícios desse vegetal

Perigos de comer pão com mofo

O mofo visível é apenas uma pequena parte do mofo geral do pão. Quando esse fungo começa a se formar, ele cria pequenos “tentáculos” que se estendem vários centímetros além da área visível. Esses “tentáculos” são usados pelo mofo para se alimentar, de forma semelhante à raiz de uma árvore, o que significa que eles continuam a crescer com o passar do tempo.

Sabendo disso, não é recomendado que qualquer parte do alimento seja consumida, pois é impossível determinar a profundidade do mofo a olho nu.

Quais são os riscos?

Pelo fato do mofo ser um organismo vivo inofensivo, é bastante provável que comer um pão mofado não cause problemas graves de saúde. No entanto, nada impede que ocorra algum desconforto quando o alimento é consumido.

Além disso, se você tem um organismo mais sensível ou sofre de alergias alimentares, corre o risco de ficar doente. Nesse sentido, ao visualizar algum bolor no saco de pão, o recomendado é que você jogue os pães contaminados fora para evitar complicações na saúde.

Como evitar o mofo no pão?

Para fazer com que o pão dure mais tempo e fique livre do mofo, é importante separar a embalagem do pão para que todo o ar seja removido do seu interior. Além disso, manter baixas temperaturas constantes pode ser fundamental para garantir a integridade do item. Por isso, recomenda-se que o saco de pão seja armazenado em áreas com temperaturas abaixo de 20°C.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More