Nova identidade começará a ser emitida a partir de janeiro neste estado; somente o CPF será válido
A nova CIN vai unificar todos os documentos válidos no Brasil, passando a considerar somente o CPF como identificação. Confira!
Em 2023, terá início a nova remessa de identificação nacional no estado de São Paulo. A partir do mês de janeiro, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida no estado.
Vale lembrar que esta será uma documentação única para todos os brasileiros, pois somente o CPF (Cadastro de Pessoa Física) será válido como numeração de identificação.
Leia mais: Atenção motoristas: agora é obrigatório andar com este documento; saiba qual
Estados começaram a emitir a nova documentação
Além de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso e Distrito Federal começarão a emitir o novo documento em janeiro. O CPF será válido como único número de identificação, e o documento de identidade não contará mais com o número do Registro Geral (RG).
A mudança se deve ao fato de que o cidadão brasileiro poderia tirar um RG para cada estado. Porém, essa possibilidade aumentava o risco de fraudes em todo o Brasil.
O CPF mostra-se mais seguro, pois há somente um para cada brasileiro. Unificando a documentação, o governo e as autoridades de modo geral têm um acesso efetivo à identificação das pessoas por meio do banco nacional.
A CIN já é válida, desde julho de 2022, no Rio Grande do Sul. Posteriormente, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Acre e Paraná começaram a emitir a nova documentação.
Prazo para emitir a nova identidade
Até o mês de dezembro deste ano, cerca de 74 mil novos documentos foram emitidos digitalmente. Todos os estados brasileiros terão o prazo até março de 2023 para que possam começar a emissão das CINs.
Para quem deseja adquirir a versão digital do documento, após ter em mãos a documentação física, basta acessar o app Gov.br, disponível para dispositivos Android e iOS. Já para realizar a emissão do novo documento físico, será preciso se direcionar ao órgão responsável da sua cidade.
Consulta ao CPF
Para regularizar a situação do CPF, basta acessar diretamente o site da Receita Federal para fazer a consulta. Caso o problema não seja resolvido pelo site, agende uma visita presencial para se regularizar.
Comentários estão fechados.