Governo Federal lança plataforma para consulta do FGTS Digital

Versão digital promete agilizar os processos de pagamento e consulta do FGTS.

Na última quarta-feira (4), o Ministério do Trabalho e Previdência lançou o novo portal de informações sobre a versão digital do FGTS. Através dele, os usuários terão acesso a um conjunto de sistemas que vai agilizar os processos de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Leia mais: Calendário do saque emergencial do FGTS já disponível; confira

Qual é o objetivo do novo portal?

Segundo o Governo Federal, o objetivo do novo portal de informações é adaptar os beneficiários à versão digital do aplicativo. Dessa forma, a plataforma contém diversas notícias e informações para que os usuários utilizem o serviço e fiquem familiarizados com o ambiente digital. Através dela, é possível acessar os serviços oferecidos pelo INSS, legislações e dúvidas frequentes em relação ao FGTS.

A expectativa é que daqui a um ano, o novo portal consiga reduzir bastante o tempo gasto pelas empresas para cumprir suas obrigações. Afinal, haverá a possibilidade de acessar uma base de dados extensa do eSocial, com débitos dos trabalhadores individualizados através do CPF.

Portanto, o tempo gasto pelas empresas para cumprir suas obrigações relacionadas ao recolhimento do FGTS deverá ser reduzido, aumentando bastante a produtividade. Com essa ferramenta digital, pode haver uma diminuição de até 36 horas no tempo gasto neste processo.

Benefícios do FGTS Digital

Segundo alguns estudos, o FGTS Digital ainda vai reduzir bastante a cobrança de inadimplências. Afinal, atualmente, a cobrança ainda pode sofrer alterações e passar a ter um efeito mais favorável. Assim, a nova plataforma pode fugir do atual prazo de 5 anos e arrecadar dos inadimplentes de maneira mais rápida. É uma ferramenta muito prática para que além de agilizar os processos, manter empregados e empregadores informados com transparência.

Além disso, até mesmo o pagamento será agilizado através do pagamento feito pelo Pix, onde serão emitidas guias de pagamento no portal do FGTS Digital ou na seção do ambiente virtual do eSocial. Inclusive, também será possível imprimir o extrato de pagamentos realizados, verificar débitos em aberto, pagamento de multa indenizatória e separar os extratos de pagamento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More