Nova York é eleita a melhor cidade do mundo; confira o top 10
A lista foi criada com base numa média de notas de cinco categorias analisadas separadamente.
Em mais uma edição do Índice de Cidades Globais, da Oxford Economics, realizada este ano, a cidade de Nova York, capital econômica dos Estados Unidos, apareceu como a melhor cidade do planeta.
Para criar essa lista, a Oxford Economics se baseia na análise de cinco pontos específicos: economia, capital humano, qualidade de vida, ambiente e governança.
Fazendo jus ao seu posto, NY ficou em 1º no quesito economia e em 4º no quesito capital humano.
As posições nesse ranking dependem de uma soma intrincada das notas médias de cada cidade. No entanto, a influência do lugar também conta na sua pontuação, afinal, isso também é um fator de destaque.
Geralmente, o Índice de Cidades Globais analisa o cenário de centenas de cidades de todo o mundo. Em 2023, por exemplo, a lista continha mil cidades, com 34 brasileiras se destacando.
Capitais importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e a capital federal, Brasília, estiveram nesse “bolo”.
Nova York é uma referência global de desenvolvimento e influência cultural. Imagem: reprodução
Top 10: Índice de Cidades Globais 2024
Confira a seguir as 10 melhores cidades do mundo neste ano, de acordo com a Oxford Economics.
- Nova York, Estados Unidos
- Londres, Reino Unido
- San José, Estados Unidos
- Tóquio, Japão
- Paris, França
- Seattle, Estados Unidos
- Los Angeles, Estados Unidos
- São Francisco, Estados Unidos
- Melbourne, Austrália
- Zurique, Suíça
Como citado anteriormente, essas cidades reúnem boas notas de classificação nos pré-requisitos observados pela Oxford Economics. A média dessas notas elege ou rebaixa lugares no ranking.
A lista contém surpresas interessantes, como no quesito economia, no qual Los Angeles (2º), San José (3º), Seattle (4º) e São Francisco (5º), todas nos EUA, ficaram à frente de grandes capitais, como Londres, Paris e Tóquio.
Como explicação, está o fato de que essas cidades abrigam algumas das maiores empresas do mundo, como Los Angeles, lar de Hollywood, e San José, situada no famoso Vale do Silício, que hospeda gigantes tecnológicas como a Apple e a Alphabet (dona do Google).
Seattle e São Francisco também não ficam atrás, sendo sedes de empresas como Microsoft e Amazon, Salesforce e Uber, respectivamente. Essa ligação com grandes corporações é o motor do aquecimento econômico desses lugares.
*Com informações da revista Forbes.
Comentários estão fechados.