Novo dispositivo pode revolucionar a exploração espacial; Saiba detalhes

Um detector de vida extraterrestre que cabe na palma da mão pode revolucionar a maneira como exploramos o espaço em breve. Saiba mais!

Um novo dispositivo que foi feito sob medida para utilização em missões espaciais da National Aeronautics and Space Administration (NASA) pode revolucionar a busca por vida fora da Terra. Trata-se de um dispositivo laser capaz de detectar vida alienígena em planetas distantes.

Além de ser bem promissor, um detalhe importante é a praticidade de tal dispositivo, que cabe em uma mão, sendo muito menor e mais eficiente do que os anteriores utilizados para a mesma função. O laser é uma ferramenta essencial para fazer varreduras de vida alienígena, já que não coloca em risco as amostras planetárias e biológicas de outros planetas.

Pesando pouco mais de sete quilos, o dispositivo é uma combinação de outras duas ferramentas, mas compactado, sendo um pulso laser ultravioleta que remove pequenas amostras de material, enquanto o scanner apelidado de “Orbitrap” entrega dados de alta qualidade sobre a composição química de tal amostra.

Como o novo dispositivo será usado?

De acordo com o principal criador do Orbitrap, professor Ricardo Arevalo, o dispositivo foi elaborado inicialmente para uso comercial. “Você pode encontrá-los em laboratórios farmacêuticos, médicos e indústrias proteômicas. O que tenho em meu próprio laboratório pesa pouco menos que 400 libras – então eles são bem grandes. Nós levamos oito anos para fazer um protótipo que pudesse ser utilizado de maneira eficaz no espaço”, disse.

Entretanto, o dispositivo e a técnica utilizada por ele para analisar as amostras ainda não foram testados em nenhum planeta fora da Terra. Entretanto, o professor Arevalo informa que o Orbitrap traz os mesmo benefícios que os dispositivos anteriores, mas é uma versão simplificada para a exploração espacial do futuro, incluindo missões e jornadas para outros planetas.

O que faz o Orbitrap se destacar são seu tamanho e peso diminutos, aliados com a necessidade de pouca energia gerada para sua utilização, sendo que ele pode ser guardado e energizado na carga de uma sonda espacial, por exemplo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.