Novo Ensino Médio: Quais as principais mudanças após a transição?

O principal objetivo é integrar os estudantes à realidade do ensino superior.

Depois de alguns anos de discussão, o Novo Ensino Médio finalmente começa a se tornar uma realidade na vida de estudantes de todo o Brasil. Trata-se de uma nova abordagem de ensino que tem como principal objetivo integrar os estudantes à realidade do ensino superior. Mas como isso irá acontecer? Descubra mais a seguir.

O que muda com o Novo Ensino Médio

A primeira grande mudança diz respeito ao total de horas que o estudante irá passar na escola e também ao tempo da carga horária. No caso, o tempo mínimo na escola subiu de 800 horas para 1.000 horas anuais. Ao passo que a carga horária foi para um total de 3.000 horas, das quais 1.800 horas são comuns a todos os estudantes e 1.200 são específicas para cada trilha.

Agora, então, começamos a notar as principais mudanças. Isso porque as “trilhas” ou “Itinerários Formativos” são um direcionamento do próprio estudante de acordo com os seus interesses profissionais. Portanto, são um conjunto de disciplinas, projetos e estudos interdisciplinares que engloba a área de conhecimento de escolha do aluno.

Isso o ajudará a focar mais aquilo que ele deseja para o seu futuro e irá prepará-lo mais para o vestibular e principalmente para o ENEM. Afinal, os vestibulares dão peso maior às matérias que dialogam com o curso de escolha do estudante. Assim, há maiores chances de entrar no ensino superior em uma universidade pública, por exemplo.

Controvérsias com o Novo Ensino Médio

À época da sua aprovação, o Novo Ensino Médio passou por muitos debates que incluíam professores e ativistas da educação. Isso porque havia o medo de que as disciplinas relacionadas ao pensamento e à sociedade, como filosofia e sociologia, pudessem perder espaço dentro da nova estrutura curricular.

Entretanto, vale ressaltar que não é o fim desses componentes curriculares, que continuarão disponíveis na escola. Assim, a grande questão é dar mais autonomia ao estudante quanto ao seu próprio destino profissional e impulsioná-lo em suas novas descobertas.

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