Alguns alimentos não devem ser consumidos juntos; Você sabe quais são?
Ter atenção ao que ingerimos é importante, por isso é preciso saber quando as combinações podem trazer prejuízos.
Crescemos ouvindo que combinar o consumo de alguns alimentos poderia ser prejudicial à saúde, como manga com leite. De fato, existem alguns alimentos que não devem ser combinados por fazerem mal, alguns podem até causar a morte de quem os consome, e o leite está nessa lista. Não sabia? Entenda agora o porquê e quais as combinações de alimentos que devemos evitar no dia a dia.
Leia mais: Veja essa receita de bolo de leite rápido e fácil para receber visitas
Cuidado com o que você consome
Uma alimentação equilibrada é muito importante para uma boa saúde, por isso, é preciso ter atenção a combinação de alimentos e nutrientes consumidos. Da mesma forma que alguns alimentos juntos têm sabores realçados e são benéficos, outros podem ter o efeito oposto, trazendo prejuízos ao corpo.
De acordo com a terapia indiana, Ayurveda, cada alimento requer um ambiente digestivo específico, por isso, seu consumo precisa ser individual. Além disso, sabe-se que o corpo humano é capaz de absorver entre 20 a 30% dos nutrientes ingeridos. Devido a isso, é preciso considerar combinações e intervalos que garantam um maior aproveitamento dos alimentos.
Combinações com leite que devem ser evitadas
Um dos alimentos bastante presente na mesa dos brasileiros que pode causar prejuízos, a depender de sua combinação, é o leite. Esse líquido é rico em cálcio, o que pode prejudicar a absorção de ferro por possuírem o mesmo canal de absorção. Seu consumo com comidas com excesso de proteína, cafeína, sal, refrigerante, manteiga, trigo, nozes, feijão, espinafre, peixe e tomate também não são indicados.
As restrições estão relacionadas a uma série de malefícios que podem acontecer, como gases, desconforto abdominal, náuseas, azia, refluxo, problemas na pele e até anemia. No entanto, você não precisa cortar o leite da sua dieta! Esse alimento pode ser ingerido, mas com atenção para um intervalo de, pelo menos, 2h entre as refeições, para favorecer uma digestão e absorção mais eficiente.
Comentários estão fechados.