Inadimplência no Brasil: saiba quais as principais causas de tantas dívidas

Atualmente o Brasil se encontra entre os países com o maior número de inadimplência do mundo. A quantidade de pessoas no vermelho está se tornando cada vez maior.

Infelizmente a realidade do país é que muitas pessoas já começaram o ano com seus nomes negativados. Isso ocorre porque o número da inadimplência não para de crescer, logo está se tornando um problema alarmante e de preocupação geral. Pesquisas feitas pela Serasa apontam: o número de cidadãos com “nome sujo” nunca foi tão alto.

Leia mais: Quais as principais causas das dívidas atualmente?

O que é inadimplência?

O termo resumidamente diz respeito ao descumprimento de alguma obrigação financeira. É quando o indivíduo deixa de fazer o pagamento de alguma conta ou dívida. Se alguém deixa de pagar uma conta de luz, de água, internet, alguma parcela ou da fatura do cartão, ele acaba se tornando um devedor da empresa que lhe ofereceu o serviço.

Principais causas da inadimplência

É claro que diversos fatores podem acabar levando uma pessoa à inadimplência, especialmente porque a situação está ligada à vida financeira do cidadão, uma onde diversas questões externas podem acabar interferindo de forma direta e acabar mudando o cenário de uma hora para outra.

Como as principais causas para se encontrar no vermelho e devendo, nós temos o desemprego, visto que ele vem sendo apontado por diversos especialistas como a principal causa. O que faz todo o sentido, uma vez que quando uma pessoa acaba ficando desempregada, as suas contas acabam se acumulando até que ela se veja em dívida.

Temos também a ausência de uma educação financeira como algo que acaba interferindo e muito na situação econômica de muita gente. O número de pessoas que não parecem saber como controlar os próprios gastos é alarmante. Isso certamente faz com que os cidadãos se vejam gastando mais do que podem pagar. Como outras causas, nós também podemos citar a falta de conhecimento, o excessivo número de parcelamentos de novas aquisições e empréstimos, bem como os salários atrasados.

Como não se tornar inadimplente

Ter conhecimento sobre este estado temporário e as suas causas é muito importante, porém um dos conhecimentos mais preciosos sobre esse assunto diz respeito às principais atitudes que as pessoas devem adotar para não acabar devendo em excesso, o que certamente resultará em seus nomes negativados.

Sendo assim, aqui vão algumas sugestões que podem ajudar e muito a evitar essa situação:

  • Se manter sempre informado e saber fazer acordos;
  • Se organizar financeiramente;
  • Suspender um serviço, caso não esteja fazendo uso;
  • Acompanhar as dívidas e gastos diariamente.

Essas são algumas das várias ações que as pessoas podem colocar em prática para garantir que não terminem se endividando. É de extrema importância que todos sigam essas dicas para continuar mantendo um bom relacionamento com as empresas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.