O colágeno que você toma realmente vai para sua pele, unha ou cabelo?

Um estudo recentemente publicado em Harvard discute se é realmente eficaz fazer a suplementação de colágeno e quais os "caminhos" percorridos pelos suplementos no organismo. Veja!

O colágeno é uma substância encontrada em tecidos conjuntivos do nosso organismo. Ele desempenha um papel crucial na promoção da elasticidade e resistência de estruturas como a pele, ossos, dentes, articulações e músculos.

Contudo, grandes indústrias de cosméticos convencem o público a ingerir o colágeno oralmente. Em vista dos inúmeros benefícios dessa substância, o setor de bem-estar e beleza fabrica uma variedade de produtos que incluem tal componente.

De modo geral, a promessa é que o colágeno vai para pele, unhas e cabelo, fortalecendo características como a elasticidade e crescimento. Mas, afinal, será que isso acontece mesmo?

Em vista dessa curiosidade sobre a real eficácia em ingerir o colágeno, alguns cientistas realizaram uma pesquisa, e o artigo resultante foi publicado na Harvard Health Publishing.

O que diz o estudo sobre o colágeno?

As autoras do artigo, Payal Patel e Maryanne Makredes, examinaram a eficácia de bebidas e suplementos à base do colágeno. A pesquisa envolveu 1.125 participantes nas análises relacionadas exclusivamente aos resultados na pele.

Nesse sentido, a maioria dos participantes realmente veem melhorias na estrutura da pele. Há menos rugas e mais firmeza.

Ainda segundo a publicação, outros estudos randomizados mostraram resultados positivos quando as bebidas continham quantidades significativas de peptídeos prolil-hidroxiprolina e hidroxiprolilglicina.

(Imagem: divulgação)

No entanto, há poucas evidências que respaldam o uso do colágeno para melhorar cabelo, pele e unhas.

Isso porque na maior parte das pesquisas, foram empregados suplementos de disponibilidade comercial que englobavam não apenas colágeno, mas também vitaminas, minerais, ácido hialurônico e antioxidantes.

Diante dos dados obtidos, as especialistas concluíram que não há evidências substanciais acerca dos benefícios concretos do consumo de bebidas ou remédios com colágeno para saúde de cabelos, unhas e da pele.

A produção de colágeno diminui com a idade, o que pode levar a problemas de pele e articulações. Este é um dos fatores que fazem o público ser convencido de ingerir tais medicamentos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.