O eclipse anular, fenômeno astronômico de 2023, poderá ser apreciado de maneira única no Brasil

Você já teve a chance de testemunhar a beleza de um eclipse anular? Este ano, para a alegria de muitos, este evento será visível em grande parte do Brasil.

Já lhe ocorreu assistir a um eclipse anular? Este é um dos principais acontecimentos astronômicos do ano, informam os estudiosos do assunto. E um detalhe animador: no dia 14 de outubro, o Brasil será um dos locais mais favorecidos para presenciar tal fenômeno.

Brasileiros poderão se preparar para um evento astronômico

Como brasileiros, temos o privilégio de testemunhar o eclipse, ainda que em certas regiões o espetáculo seja apenas parcial. No entanto, é importante destacar que o evento será acessível a todo o país.

De acordo com astrônomos, o último eclipse do tipo aconteceu em 2021, mas estava limitado à observação do Ártico.

Afinal, o que é um eclipse anular?

Trata-se de um fenômeno onde a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, no entanto, não oculta totalmente o disco do astro. A grande diferença deste tipo de eclipse para o solar é que a Lua aparenta ser menor que o Sol, deixando um anel, chamado de anel de fogo, em torno dele.

Foto: Canva.

Este acontecimento ocorre devido à órbita da Lua ao redor da Terra que, em algum momento, o satélite natural fica mais distante, resultando, então, em um tamanho aparentemente menor. É nesse momento que ela não é capaz de cobrir totalmente a estrela do sistema solar.

Especialistas aconselham usar óculos de proteção solar ou dispositivos de projeção caso você queira assistir ao eclipse. Em relação à frequência dos dois fenômenos, o anular acontece bem menos quando comparado ao solar.

Onde posso ver o evento?

Se você ficou curioso para ver esse show astronômico, as melhores regiões serão as do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para isso, olhe para o céu no dia 14 de outubro às 15h. O melhor cenário é um clima não chuvoso. Este evento pode ter duração de até quatro minutos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.